20 de janeiro de 2021

“Valtão” toma posse em mandato de vereador

Arquivo

Também foram convocados para serem ouvidos os ex-vereadores Ricardo Zampieri, Guiarone Júnior, Vinícius Camargo e Pastor Ezequiel Bueno – único reeleito.

O vereador Walter de Souza – “Valtão” (PRTB) tomou posse hoje, 20, na Câmara Municipal. A posse foi concedida após autorização judicial ao Legislativo, concedida pela juíza Érika Watanabe, em pedido feito pelo parlamentar.

Conforme parecer jurídico, o Poder Legislativo deve seguir os procedimentos técnicos para a condução dos trabalhos, de acordo com os preceitos do Regimento Interno. “Quando o diplomado não tomar posse na sessão de instalação, o que é este caso, poderá́ faze-lo até quinze dias depois da primeira sessão ordinária da Legislatura”, (RI art. 5o parágrafo 2o), informou a Câmara em nota.

“A Câmara precisa pautar suas ações de acordo com a legislação vigente e em consonância com as determinações do Poder Judiciário”, concluiu.

O Ministério Público do Paraná, por meio do núcleo de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ofereceu denúncia criminal contra o vereador “Valtão” e os empresários da Cidatec, Antonio Carlos Domingues de Sá, Alberto Abujamra Neto, Celso Ricardo Madrid Finck, e o empresário proprietário da TV Vila Velha e do site/revista D’Ponta, João Barbiero, na Operação Saturno, que investiga corrupção no EstaR Digital de Ponta Grossa. Todos foram denunciados por crimes ligados à corrupção.

Conforme apurou o Gaeco, os empresários teriam pago o vereador para que emitisse um relatório favorável a uma empresa que foi alvo de Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Ponta Grossa que investigou o estacionamento eletrônico pago nas ruas da cidade (“Estar Digital”). De acordo com a denúncia do MPPR, o vereador teria recebido R$ 15 mil para “apresentar relatório final da CPI do Estar Digital que não causasse prejuízo aos interesses da pessoa jurídica investigada”.

Os réus foram presos, mas já estão em liberdade.Uma Comissão Processante pedindo a cassação do mandato do vereador foi instaurada na Câmara, requerida pelo PRTB. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos