24 de maio de 2017

UPA/PAI Ponta Grossa é a única do Sul e Sudeste do Brasil com certificado de Acreditação da ONA

Divulgação

Em dois anos e nove meses 308.420 pacientes foram atendidos na UPA e PAI

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto Atendimento Infantil (PAI) Santa Paula, gerida pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), acaba de se tornar a única UPA das regiões Sul e Sudeste do Brasil reconhecida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) com a Acreditação Hospitalar nível 1, principal certificação de qualidade na área da saúde do país.

O reconhecimento é fruto de um rigoroso processo de auditoria realizada por uma equipe externa, com base em critérios estabelecidos pela ONA para que o atendimento ofertado aos pacientes seja realizado com segurança. Para isso, diversas ações de melhoria foram implantadas na Unidade no último ano e os profissionais passaram a adotar protocolos de atendimento utilizados nas melhores unidades de saúde do país e do mundo.

“A acreditação é o reconhecimento dos serviços prestados para a população ponta-grossese. Nos últimos anos o governo municipal investiu muito na saúde da comunidade, seja na Atenção Primária ou na área de urgência e emergência. Essa certificação não é apenas um ganho para a administração pública, ela é mais uma maneira da população ter certeza da qualidade do trabalho desenvolvido na UPA e no PAI Santa Paula”, comenta a secretária de Saúde, Angela Pompeu.

Em todo o Brasil, apenas 576 instituições de saúde são certificadas pela ONA, entre elas instituições públicas e privadas consideradas referência. Especificamente nos serviços de Pronto Atendimento, além da UPA/PAI Santa Paula, apenas uma UPA em Fortaleza (CE) também é certificada. Para obter a certificação, os serviços de saúde precisam passar por quatro etapas de avaliação, sendo: diagnóstico, pré-certificação, certificação e homologação.

“Nosso governo acompanhou toda a estruturação da UPA desde os seus primeiros atendimentos. Saber que foi nessa gestão que conseguimos a acreditação é motivo de muito orgulho para todos nós. A população que necessita desse atendimento de urgência e emergência tem o melhor do Sul e do Sudeste do Brasil, aqui, em Ponta Grossa. Nosso objetivo é sempre melhor a qualidade de serviços prestados na saúde pública”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PPS).

A participação no processo de certificação é voluntária e tem caráter essencialmente educativo, visando a melhoria contínua dos serviços de saúde. O objetivo da ONA é incentivar que serviços de saúde se preocupem com a segurança dos pacientes e realizem seus processos de atendimento seguindo critérios que ajudem a reduzir os riscos. Além disso, a certificação serve como referência para a população, que tem a garantia de estar sendo atendida em uma unidade em que as chances de ocorrerem erros são menores.

“A acreditação também muda a cultura dos funcionários, gerando uma nova mentalidade. Já a população de Ponta Grossa vai notar, de maneira natural, o acolhimento e o atendimento humanizado”, ressalta o presidente do INDSH, José Carlos Rizoli.

Mesmo tendo conquistado a certificação, a equipe da UPA Santa Paula dará continuidade ao trabalho voltado à qualidade e almeja alcançar outros resultados no próximo ano. Segundo o Coordenador da Qualidade, José André Lima, o objetivo da UPA é conseguir os níveis 2 e 3, que representam excelência na gestão dos processos assistenciais.

ATENDIMENTO – Em dois anos e nove meses 308.420 pacientes foram atendidos na UPA e PAI. Passaram pelos profissionais da unidade 188.535 adultos e 119.885 crianças. Só neste ano, de janeiro a abril, foram 33.338 pacientes atendidos, onde 21.164 foram pacientes adultos e 12.174 pacientes de pediatria.

A UPA e PAI conta com 130 funcionários e 30 médicos, com atendimento 24h por dia. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos