25 de outubro de 2019

Universidades estaduais se destacam em ranking internacional

Arquivo

Desde 2019, foram coordenadas grandes intervenções regionais nos polos das instituições, potencializando a produção acadêmica, modernizadas estruturas físicas e hospitais universitários, implementados novos cursos e reforçado, de maneira permanente, o acesso universal à educação gratuita.

As Universidades Estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), Oeste do Paraná (Unioeste) e do Centro-Oeste (Unicentro) estão entre as melhores da América Latina e do Brasil, segundo ranking da consultoria britânica QS World Universitty Rankings.

O Regional Rankings Latin America 2020 considerou oito critérios de avaliação: reputação acadêmica, empregabilidade, proporção professor/estudante, qualificação docente, citações por artigo, artigos por instituição, internacionalização e impacto na web.

O ranking avalia apenas instituições que publicaram, no mínimo, 150 artigos na plataforma Scopus, a maior base de dados de resumos e citações – contém mais de 22 mil títulos de 5 mil editores em todo o mundo.

Os rankings da consultoria Quacquarelli Symonds (QS) estão entre as três principais classificações internacionais de universidades mais influentes, juntamente com o Times Higher Education World University Rankings e a Classificação Acadêmica das Universidades Mundiais.

“As avaliações nacionais e internacionais, ao longo de 2019, mostraram que as universidades estaduais do Paraná figuram entre as melhores do mundo no que diz respeito à formação de profissionais, desenvolvimento de pesquisa, parcerias com o setor produtivo e produtos inovadores”, destacou o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

CLASSIFICAÇÃO – A UEL, UEM e UEPG melhoraram sua classificação em comparação ao ano de 2019. A UEL subiu 16 posições e ocupa a 86ª colocação. Em seguida aparece a UEM que conquistou sete posições e agora está entre as 92 melhores da América Latina. A UEPG, que antes estava em 133ª colocação, está entre as 132 melhores. A Unioeste ficou na 161ª colocação e a Unicentro se manteve entre as 200 melhores.

MELHORES DO BRASIL – As universidades estaduais do Paraná também estão entre as melhores do Brasil. A UEL ficou na 23ª posição, acompanhada da UEM em 25ª, UEPG em 41ª, Unioeste em 52ª e Unicentro em 59ª.

ESTADUAIS – No comparativo com as universidades estaduais brasileiras a UEL, UEM e UEPG aparecem em 5ª, 6ª e 7ª, respectivamente. A Unioeste é a 9ª melhor universidade estadual do Brasil e a Unicentro é a 14ª. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos