22 de janeiro de 2021

Unidades de Saúde exclusivas para atendimento de Covid estendem horário

Divulgação

Equipes passam a atender os pacientes com sintomas respiratórios das 8h às 19h, sem fechar no almoço.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) estabeleceu nova estratégia para auxiliar no atendimento de pacientes com sintomas respiratórios. Desde ontem, 21, os três locais que atendem exclusivamente os cidadãos que apresentam características de Covid, estenderam o horário. A Atenção Primária disponibilizará as Equipes de Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das regiões da Nova Rússia, Oficinas e Uvaranas, das 8h às 19h, sem fechar no almoço.

“Nossa intenção é dar apoio para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Paula, pois a estrutura absorve os pacientes com suspeita da doença. Estendendo o horário dos três pontos em regiões estratégicas, conseguimos diluir o fluxo de pessoas em um mesmo ambiente, não tendo muitas horas de espera e não saturamos o atendimento”, destaca o secretário da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco.

As UBS Luiz Conrado Mansani (Uvaranas), UBS Romulo Pazzinato (Nova Rússia) e UBS Cyro de Lima (Oficinas) contam com profissionais médicos, juntamente com equipe auxiliar, em cada local para atendimento o exclusivo.

A população também pode procurar a UBS mais próxima da sua casa para receber as primeiras orientações, não havendo necessidade de se deslocar até locais mais distante. Cada paciente passa por avaliação e se for necessário recebe encaminhamento para outros serviços.

ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA – Desde o início da pandemia do coronavírus a FMS passou a realizar mudanças nos fluxos de atendimentos dos pacientes, envolvendo a Atenção Básica, Especializada e de Urgência e Emergência. Todas as pessoas que necessitam de atendimento à saúde, por estarem com sintomas respiratórios, devem se dirigir a UPA e não ao Hospital Municipal Amadeu Puppi (Pronto Socorro), este ficou responsável pelo restante dos casos.

A UPA é uma das estruturas de referências para a comunidade e ficou responsável por atender os pacientes com sintomas respiratórios, seja coronavírus ou não. Este atendimento é exclusivo neste local, não mais no HMAP, portanto a população que tiver problemas respiratórios como gripe, tosse, dor de garganta, entre outros, deve procurar as UBS ou a UPA Santa Paula, não devendo mais procurar o Hospital Municipal.

“Continuamos com está conduta para a população não se misturar e consequentemente não se contaminar de forma cruzada, por exemplo, você chega no HMAP para ser atendido por um problema de cólica renal e se tiver outros pacientes lá com suspeita do novo coronavírus, você pode se contaminar, por isso estamos separando a população para este atendimento”, observa Manjabosco.

O HM atende casos como: cólica renal, biliar, problema fígado, dor de estômago, febre em decorrência de infecção urinaria, cirurgias de urgência e emergência, tanto ortopédicas quanto clinicas, por exemplo, apendicite, hérnia umbilical, fratura leve. “É importante a gente entender que desta maneira conseguiremos diminuir a exposição da população em relação ao vírus, e manter a segurança para quem está sendo atendido por outras situações de saúde no HM”, conclui Manjabosco. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos