24 de março de 2017

Um manifesto em defesa da produção nacional, artigo de Plauto Miró

Arquivo

São R$ 660 mil para a compra de dois ultrassons e um Arco Cirúrgico.

O noticiário nacional e internacional repercutiu com grande espaço eventuais problemas com a carne brasileira. Problemas pontuais que, num universo de frigoríficos funcionando com o devido respeito às normas de fiscalização e produção no país, representam uma situação diminuta, ainda que preocupante, qual seja de carne adulterada ou vencida.

Mas é preciso compreender que a divulgação sem critério a respeito do corte nacional coloca em risco toda uma estrutura de produção, que é referência do mundo.

Quero me solidarizar com os milhares de produtores rurais que já sentem os reflexos que a Operação Carne Fraca da Polícia Federal provoca. Infelizmente serão os avicultores, os suinocultores e os pecuaristas os mais atingidos com o desgaste que esse escândalo ainda irá causar.

Foram décadas de trabalho nas propriedades e anos de investimentos em pesquisa para aprimorar as tecnologias de produção que alcançaram o padrão de excelência na criação de animais. Foi dedicação ímpar que fez este setor se tornar um dos mais importantes segmentos de sustentação da nossa economia.

Aliás, é importante lembrar que a crise que consome o Brasil só não é mais grave graças ao agronegócio. Os mercados já começam a colocar barreiras e as exportações já sofrem os efeitos da irresponsável e inadequada generalização da carne brasileira. Empregos também já começam a ser comprometidos.

Os criadores e a indústria nacional há tempos buscam um padrão de excelência nos produtos para que eles cheguem à mesa com a esperada e devida qualidade, que nos garante a competitividade no mercado exterior, não devendo absolutamente nada para a carne de outros países.

É preciso, neste momento, que o governo brasileiro seja firme e intransigente na defesa dos produtores rurais, do agronegócio, dos criadores e que o respeito à indústria nacional também seja mantido.

Se há crimes, que a justiça condene os culpados. Se há erros, que estes sejam reparados. E que as atitudes a serem tomadas não comprometam cadeia produtiva, que trabalha arduamente para continuar a fazer do nosso país um gigante.

Plauto Miró Guimarães Filho é deputado estadual e Primeiro-Secretário da Assembleia Legislativa do Paraná


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos