1 de dezembro de 2019

UEPG promove evento sobre Estatuto da Criança e Adolescente

Divulgação

O objetivo principal é fortalecer o sistema de garantia dos direitos por meio da discussão com as instituições que compõem a rede de proteção.

Aconteceu na última sexta-feira, 29, o “VII Semanário Estadual em Defesa do Direito da Criança e do Adolescente: ECA 30 anos – Respiramos Esperança”. No evento, os profissionais do Sistema de Garantia de Direitos Humanos e comunidade acadêmica em geral refletiram sobre os direitos da população infantojuvenil previstos no Estatuto.

De acordo com a professora Cleide Lavoratti, o evento é alusivo aos 30 anos do ECA que será comemorado em 2020. “Nós estamos fazendo o Seminário agora para que os municípios da região dos Campos Gerais se mobilizem e planejem atividades nas escolas, nos CRAS, em associações de moradores e nas igrejas da comunidade sobre a defesa dos direitos da Criança e do Adolescente que estão sendo muito violados no contexto atual”, explica.

“O objetivo principal é fortalecer o sistema de garantia dos direitos por meio da discussão com as instituições que compõem a rede de proteção, fazendo um movimento de mobilização e resistência aos ataques que o Estatuto vem sofrendo por diferentes segmentos da sociedade e pelo Governo”, conta Lavoratti.

A ação acontece em diversos municípios do Paraná. Os Encontros resultarão em um grande evento marcado para o dia 20 de maio de 2020, em Guarapuava. “Queremos fortalecer a sociedade civil organizada e as entidades governamentais que defendem os direitos previstos na legislação”, reitera Lavoratti.

Conforme explica a conselheira tutelar Michelly Bohatch Markowcz, “em Ponta Grossa, somos 15 conselheiros que se comprometem a desenvolver o trabalho de forma coletiva em estreita articulação com todas as organizações que defendem os direitos humanos. O propósito é conhecer e apoiar as suas lutas, assim como agir em conjunto com todas as redes de atendimento. Aguardamos ansiosos pelos 30 anos do ECA, idealizando e seguindo os seus preceitos com muito orgulho e determinação”, afirma.

O evento conta com a promoção do Departamento de Serviço Social/Núcleo de Estudo, Pesquisa, Extensão e Assessoria sobre Infância e Adolescência e do Projeto de Extensão Fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na região dos Campos Gerais – PR.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

2 de agosto de 2020

Paraná vai colher mais de 41 milhões de toneladas de grãos

Divulgação

2 de agosto de 2020

Boletim agropecuário aborda previsão positiva para o trigo

Divulgação

2 de agosto de 2020

Rangel faz ‘jogo duplo’ e confirma pré-candidatura de Superman

Divulgação

2 de agosto de 2020

Prefeitura apresenta resultados da consulta popular para LDO 2021

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário