10 de novembro de 2020

UEPG divulga lista de ganhadores do 48º Fenata

Divulgação

Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso. Nove textos disputaram a categoria Campos Gerais, 12 a categoria Paranaense e 22 a categoria Nacional.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou ontem, 09, a lista de sete textos dramatúrgicos selecionados pelo 48º Festival Nacional de Teatro (Fenata). Os vencedores foram escolhidos em 3 modalidades: três textos venceram na categoria Nacional, dois na Regional e dois na Paranaense. Nos dias 03, 04 e 05 de dezembro, a programação do Fenata traz ainda uma live, com palestras e contação de histórias.

Ao todo, 43 textos foram inscritos no concurso. Nove textos disputaram a categoria Campos Gerais, 12 a categoria Paranaense e 22 a categoria Nacional. Dentre os candidatos nacionais, participaram autores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. Uma banca composta por três profissionais do teatro selecionou os textos vencedores. Os candidatos vitoriosos receberão R$ 3.400,00 e farão parte de um livro intitulado “A Cena Dramatúrgica Brasileira”, que será finalizado em abril de 2021.

Neste ano, devido à pandemia de Covid-19, o evento que tradicionalmente traz peças de todo o Brasil buscou, através de um edital, fomentar a dramaturgia brasileira por meio de um concurso de textos inéditos. “Fomos surpreendidos pela pandemia da Covid-19, o que nos impossibilitou o desenvolvimento do teatro no formato que estamos habituados. Assim, nos vimos obrigados a promover ajustes nesta edição do Fenata. A realização de um concurso é uma oportunidade para que os dramaturgos com textos inéditos sejam valorizados, com as produções premiadas e publicadas”, destaca a Diretora de Assuntos Culturais da Proex, Sandra Borsoi.

O Fenata é o festival de teatro ininterrupto mais antigo do Brasil. O evento é organizado pela Divisão de Assuntos Culturais da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e pela Fundação de Apoio à UEPG (FAUEPG). O Fenata também recebe apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Pronac. (Com assessoria)

CONFIRA A LISTA DE VENCEDORES DO 48º FENATA:

Nacional: Vinícius Piedade de São Paulo/SP, com o texto ‘Tudo acontece numa segunda feira de manhã São Paulo’; Tairone Vale de Juiz de Fora/MG, com o texto ‘Big Bang’; Andrea Cevidanes e Ana Beatriz Guerra do Rio de Janeiro/RJ, com o texto ‘Fechado para almoço’.

Regional: Alan Norões de Curitiba/PR, com o texto ‘Os senhores repararam que a viscondessa de Mataburros é uma porca?’; e Thiago Dominoni também de Curitiba/PR, com o texto ‘Respire fundo’.

Campos Gerais: Igor Luige dos Santos Andretti de Ponta Grossa/PR, com o texto ‘Carta de parir trovões’; e Bya Paixão de Ponta Grossa/PR, com o texto ’13 Charges para Roma’.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos