18 de novembro de 2019

UEPG divulga gabarito do PSS hoje às 17h

Arquivo

As provas acontecem em 11 de dezembro, durante todo o dia (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A divulgação dos aprovados está prevista para 22 de dezembro.

Na tarde de ontem, 17, foram aplicadas as provas do Processo Seletivo Seriado (PSS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa em 19 cidades do Paraná. Os portões abriram às 13h e fecharam às 13h30 e os candidatos foram distribuídos de acordo com os locais de prova, nas cidades de Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

Para a aluna Giulia Bogdanowicz Defino, “o PSS é uma das melhores opções de ingressar na universidade, porque o estudante pode fazer a prova no primeiro, segundo e terceiro ano e há uma chance maior dessa forma”.

A estudante Amanda do Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, conta que a “escola oferece aulas preparatórias para o PSS e também ajuda quem não tem condições de pagar a inscrição, estimulando muitos alunos a realizarem a prova”. De acordo com Carla que também estuda no Colégio Elzira, “os professores se emprenham bastante e incentivam os alunos a estudarem e participarem dos aulões da escola”, informa.

A UEPG reserva até 25% das vagas nos cursos de graduação para candidatos do PSS. Estudantes do ensino médio podem se inscrever desde o início do curso e as provas abordam o conteúdo de acordo com ano em que está o estudante.

Devido à concorrência menor, muitos alunos vêm de outras cidades para fazer o PSS. O candidato Pablo Leonardo viajou de Itararé, São Paulo, para realizar a prova e conta que a escola alugou dois ônibus para trazer 80 pessoas até Ponta Grossa, “os professores incentivam bastante, tanto que nos trouxeram. Alugamos o ônibus e viemos todos juntos”, explica.

“Eu fiz o segundo PSS e achei uma prova bem tranquila, mas é necessário ter uma bagagem de conteúdo. A redação era sobre um tema polêmico, mas também fácil de escrever. O importante agora é esperar o resultado”, diz Pablo.

O candidato Pedro Henrique Moura também cruzou o Estado para concorrer a uma vaga na UEPG. “Eu vim de Blumenau para fazer a prova do PSS II em Ponta Grossa. A minha primeira opção de curso é Direito, só que eu achei a prova meio complicada. Já a redação foi um assunto bom para dissertar, algo que me agradou bastante” afirma.

Uma das novidades para 2020 é que a Universidade abrirá dois períodos para a inscrição dos candidatos. “Decidimos fazer isso após a solicitação dos colégios. Além do período normal que é em agosto, também abriremos as inscrições em março, assim o candidato poderá estudar mais para as provas do PSS que ocorrerão no final do ano, tendo assim uma meta, um objetivo a ser cumprido”, explica o coordenador da CPS, Edson Luis Marchinski.

GABARITO – O gabarito das provas será divulgado hoje, 18, às 17 horas. O resultado referente ao PSS I e II será publicado no site da UEPG no dia 1º de março de 2020 e o PSS III, a partir do dia 6 de janeiro de 2020.

Os participantes do PSS também podem participar do Vestibular de Verão, que será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

16 de abril de 2024

Connect Week reúne 4 mil pessoas em PG

Divulgação

15 de abril de 2024

Prefeitura de PG realizou em um ano 7,3 mil atendimentos pelo Serviço de Atendimento Domiciliar da Saúde

Divulgação

15 de abril de 2024

Elizabeth dá posse a Carla Kritski e Rafael Mansani para Meio Ambiente e Iplan

Divulgação

15 de abril de 2024

Gestores se reúnem com Ministério da Cultura para fortalecer o setor nos Campos Gerais

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos