4 de janeiro de 2020

UEPG divulga datas e conteúdos de vestibulares e PSS em 2020

Arquivo

As provas acontecem em 11 de dezembro, durante todo o dia (manhã e tarde), com intervalo mínimo de duas horas entre uma prova e outra. A divulgação dos aprovados está prevista para 22 de dezembro.

A Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS) da Universidade Estadual de Ponta Grossa divulgou na quinta-feira, 02, as informações preliminares sobre os vestibulares e PSS de 2020. As datas das provas, períodos de inscrição, obras literárias, gêneros textuais e conteúdos programáticos já estão disponíveis para os vestibulandos.

Como conta o coordenador da CPS, Edson Luis Marchinski, a divulgação antecipada, no primeiro dia útil do ano, tem o objetivo de facilitar a preparação de colégios e de alunos. “Por meio da divulgação antecipada, como ocorreu nos últimos anos, a UEPG disponibiliza informações para que os colégios e cursinhos possam se programar com datas e também com montagem de apostilas”, complementa.

Uma importante alteração para o ano de 2020 diz respeito aos períodos de inscrição para o Processo Seletivo Seriado (PSS): haverá dois períodos, em março e agosto. Os documentos publicados orientam ainda sobre os prazos de inscrição dos vestibulares EAD, de Inverno e de Verão.

Os candidatos devem se atentar aos gêneros de produção textual que serão explorados nas redações dos processos seletivos: carta aberta, resumo e texto dissertativo argumentativo. O coordenador da CPS destaca que esta é uma das principais mudanças para 2020. No PSS I, os gêneros são carta pessoal, narrativas (de aventura, enigma, ficção científica, de humor, terror, fantásticas, míticas) e relato de experiência(s) vivida(s); e no PSS II, cartas (do leitor, reclamação, solicitação), resumo e texto dissertativo argumentativo.

Os livros que serão trabalhados nas questões de Literatura Brasileira dos Vestibulares e PSS III são “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos; “Obra Completa”, de Murilo Rubião; “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; e “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus. Na primeira etapa do PSS, os livros são “Auto de São Lourenço”, do Padre José de Anchieta; e “Sonetos e Outros Poemas”, de Manuel Maria Barbosa du Bocage; e na segunda etapa do PSS, “Melhores Poemas”, de Castro Alves; e “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.

Neste ano, o Vestibular de Inverno acontece nos dias 05 e 06 de julho (domingo e segunda-feira), enquanto que as provas do Vestibular de Verão serão em 06 e 07 de dezembro (domingo e segunda-feira). O PSS será em um domingo, 22 de novembro. As provas do Vestibular EAD para entrada no primeiro semestre de 2020 acontecem em 01 de março; e para entrada no segundo semestre, em 17 de maio.

As informações e mais detalhes estão disponíveis no site da CPS. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos