19 de abril de 2021

UEPG conquista autorização para funcionamento do curso de Licenciatura em Computação EaD

Divulgação

A graduação de Licenciatura em Computação, modalidade Educação a Distância, é um curso de 5 (cinco) anos, com carga horária de 3.243 horas, de matrícula semestral, com período de integralização de no mínimo oito e máximo de doze semestres, e será ofertado nos polos da instituição.

O Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) poderá ofertar mais um curso de graduação para a comunidade. A Licenciatura em Computação Ead foi aprovada no início deste mês pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI).

Para chegar neste momento, a UEPG passou por avaliações feitas pelos profissionais da área que atuam em outras instituições de ensino, mais especificamente, por avaliadores de curso que analisam e quantificam inúmeros aspectos como infraestrutura, projeto pedagógico e adequação às Diretrizes Curriculares Nacionais, entre outros critérios.

O coordenador da Licenciatura em Computação, o professor Marcelo Ferrasa explica como se deu o processo de implantação do curso. “Em novembro de 2020, o nosso curso passou por esse processo que envolveu também uma avaliação da própria instituição. Ao final de um dia com diversas reuniões, além da análise de um extenso relatório exigido pela SETI, fomos avaliados com o conceito 4, sendo 5 o máximo. Além dos aspectos positivos do curso, identificados pelos avaliadores, outras qualidades institucionais também contribuíram para alcançarmos esse conceito”, afirma.

A Diretora do Nutead, a professora Patrícia Vosgrau de Freitas expressa a importância do esforço coletivo de todos os profissionais da Nutead. “É o reflexo de um trabalho muito comprometido dos tutores, dos professores formadores, das coordenações e outros profissionais. Este trabalho coletivo refletiu no reconhecimento desse curso. Acredito que representa um ganho pro mercado, pois não é um curso tão comum em outras instituições de ensino”, salienta.

Para a diretora, os processos avaliativos que o curso teve que passar contribuíram para novas ideias a serem estudadas no ensino a distância da UEPG. “Acredito que o olhar externo dos avaliadores também nos trouxe novos subsídios técnicos para nós da Nutead, o que vai nos auxiliar em outros planejamentos da instituição”, completa.

O professor Ferrasa celebra a aprovação do curso e destaca a longa jornada para a efetivação do curso na Universidade. “Tudo isso nos deixa com o sentimento de dever cumprido, após longos anos de elaboração do PPC e implantação, até chegarmos à formação da primeira turma de professores de Computação, em fevereiro de 2021. Valeu a pena, pois é uma grande conquista para nós e para a universidade”, confessa.

A graduação de Licenciatura em Computação, modalidade Educação a Distância, é um curso de 5 (cinco) anos, com carga horária de 3.243 horas, de matrícula semestral, com período de integralização de no mínimo oito e máximo de doze semestres, e será ofertado nos polos de Apucarana, Cruzeiro do Oeste, Flor da Serra do Sul, Guarapuava, Ibaiti, Pato Branco, Ponta Grossa, Reserva, Telêmaco Borba, Umuarama e demais polos devidamente credenciados da Universidade Estadual de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos