13 de maio de 2019

TV Educativa será canal de promoção do turismo estadual

Divulgação

Nova programação destaca as belezas naturais e o potencial turístico do Estado. A mudança no perfil da emissora atende diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior de transformar o turismo em ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

Uma nova TV Paraná Educativa entra no ar amanhã, 14. A partir das 20 horas, com a estreia do programa AgroTur, a emissora deixa de retransmitir apenas a TV Cultura de São Paulo e adota uma nova grade de programação, com destaque para a promoção das belezas do Estado.

A emissora passa a se chamar TV Paraná Turismo, e terá como âncoras programas com dicas de viagens, fauna, pescaria, agroturismo, entre outros. A apresentação da nova fase da Rádio e Televisão Educativa (RTVE) ocorre hoje, 13, em evento no Canal da Música.

Segundo o secretário da Comunicação e Cultura, Hudson José, a mudança no perfil da emissora atende uma diretriz do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), que estabeleceu como meta de gestão a promoção do turismo estadual como ferramenta para o desenvolvimento socioeconômico do Paraná.

“É uma grade para falar do Paraná, tendo o turismo, a educação e a cultura como ferramentas. A intenção é levar o turismo do Estado a um patamar diferenciado, mostrar para todo o Brasil o que temos aqui”, destaca Ruy Façanario, diretor-presidente da RTVE, acrescentando que por meio de satélite os programas chegarão a cerca de 28 milhões de pessoas no país, além da população paranaense.

MODELO –Inicialmente, a Paraná Turismo estreia com sete horas semanais de programação local. Mas a ideia, explica Façanario, é fechar 2019 com até quatro horas na grade diária. “Será uma TV pública, mas não política, acatando um pedido do governador. Carregaremos a bandeira do turismo para gerar renda e desenvolvimento nas cidades”, revela ele.

Mesmo antes de estrear, a Paraná Turismo já desperta a atenção. A nova linha editorial do canal chamou a atenção de diversos estados durante o Fórum Nacional de Emissoras Públicas de Rádio e TV, semana passada, em Brasília (DF). Representantes de Amazonas, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Norte se interessaram pela política da televisão e já se preparam para desembarcar em Curitiba e conhecer detalhes da programação.

AVENTURA –Entre os destaques da nova grade está o programa do biólogo Richard Rasmussen. Com passagens por SBT, Record e Band, vai explorar o turismo de aventura pelo Estado. A atração tem estreia prevista para julho. “Estou animadíssimo, na fase de desenvolvimento das pautas. Dessa vez não será só bicho e gente, traremos junto a parte turística, com todos os elementos como natureza, culinária e artesanato”, conta.

Além da bandeira do turismo, a televisão pública seguirá apoiando e transmitindo eventos importantes para o desenvolvimento do Estado, como a bienal de Curitiba, o campeonato paranaense de futsal e uma competição que une esporte e aventura, previsto para o segundo semestre.

“Estou muito entusiasmado com o que estou vendo, com essa parceria. O Paraná é rico, e o turismo precisa ser difundido, precisa de divulgação. Só uma TV forte como a nossa para fazer isso, levar as belezas do Estado para fora”, ressalta João Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos