31 de março de 2020

SindServ reivindica adicional de insalubridade para trabalhadores que atuam na ‘linha de frente’ do coronavírus

Arquivo

O pedido, segundo o Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa, se justifica pela exposição desses trabalhadores neste momento.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa protocolou hoje, 31, pedido para que o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) autorize de forma imediata o pagamento de Adicional de Insalubridade em grau máximo (40%) a todos os servidores que estão na chamada “linha de frente”, independente do cargo ou Secretaria em que estão lotados, no combate ao coronavírus.

O pedido se justifica pela exposição desses trabalhadores neste momento. Alguns municípios já iniciaram este pagamento aos servidores que estão em contato com pacientes ou usuários de outros serviços, que estão expostos a um grande risco de contaminação em virtude das atividades que não podem cessar neste momento, como por exemplo, trabalhadores do Serviço Funerário e da Assistência Social.

O Sindicato sugeriu ainda, que os pagamentos sejam realizados a esses trabalhadores a partir de relação elaborada pelas chefias imediatas, ou pelo Recursos Humanos (RH), no caso dos hospitais, ou outro setor que tenha RH próprio. “Assim, o pagamento ocorreria de forma mais rápida, pois se houver a necessidade de processos individuais, entendemos que a resposta será muito mais demorada, já que estamos falando de um número grande de trabalhadores”, destaca o presidente do Sindicato, Roberto Ferensovicz.

O pagamento do adicional de 40% havia sido anunciado, no entanto não ficou definido para quais servidores e nem a forma de pedido. Havia uma informação de que os pedidos deveriam ser realizados individualmente pelos servidores da saúde.

A preocupação do Sindicato é que essa forma de encaminhamento se tornaria lenta e levaria a um acúmulo de pedidos ao Departamento de Segurança do Trabalho, que neste momento está também envolvido no treinamento dos servidores com relação a utilização dos EPIs e outras atividades relacionadas ao COVID-19.

“Nosso pedido visa, primeiramente, atender a todos os servidores envolvidos neste momento de enfrentamento ao coronavírus e, principalmente, para que haja uma agilidade no processo e dessa forma o pagamento seja efetuado junto com o salário no final de abril”, comenta Roberto. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos