16 de janeiro de 2020

SindiServ pede reunião para cobrar redução dos cargos em comissão

Divulgação

O Sindicato dos Servidores está encaminhando ao Poder Judiciário e ao Tribunal de Contas uma denúncia quanto a situação dos cargos comissionados da Prefeitura de Ponta Grossa. No entendimento da entidade, todas as nomeações realizadas após setembro de 2016, quando o Município extrapolou o limite prudencial, são ilegais. Neste período, mais de 130 cargos foram nomeados pelo prefeito Marcelo Rangel.

Na última sexta-feira, 10, através do Decreto 16.830, o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) criou uma Comissão Especial de Controle de Gastos com Pessoal. Em 2016, o prefeito baixou Decreto nº 12.014 com objetivo semelhante: estabelecia em seu artigo 4ª, inciso III a redução de 20% dos empregos de provimento em comissão, o que de fato não ocorreu, conforme aponta o Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta grossa (SindServ-PG). “Pelo contrário, de lá para cá as nomeações políticas só aumentaram. Geralmente quando algum prefeito baixa um decreto, cria uma comissão ou qualquer outro ato para a redução de despesas, a iniciativa atinge somente os servidores concursados, em especial os que têm uma remuneração mais baixa e que dependem das horas extras para sobreviver. Estes servidores realizam jornadas efetivamente laboradas minuto a minuto, e para dar conta do serviço sacrificam a convivência com a família e atividades pessoais. E com muita dedicação ao serviço público, cobrirem a falta de mão de obra nos diversos setores do Município. Mas, na hora do aperto financeiro, injustamente, são os primeiros a irem para o sacrifício”, afirma o presidente do SindServ, Roberto Ferensovicz.

CARGOS COMISSIONADOS – O SindServ solicitou audiência com a recém-criada Comissão Especial de Controle de Gastos com Pessoal para debater sobre a redução dos cargos comissionados. No entendimento do Sindicato, todas as nomeações realizadas após setembro de 2016, quando o Município extrapolou o limite prudencial, são ilegais. Em levantamento realizado pela entidade, neste período, mais de 130 cargos foram nomeados pelo prefeito Marcelo Rangel.

DENÚNCIAS – Em julho de 2019, o Sindicato já havia encaminhado uma denúncia à Câmara de Vereadores relatando a nomeação dos cargos comissionados em desacordo com o que estabelece Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF. Esta lei estabelece que quando o Município ultrapassa o limite de 51,30% da Receita Corrente Liquida, deve tomar algumas medidas administrativas, dentre elas a redução de pelo menos 20% destes cargos, o que em Ponta Grossa não ocorreu, pelo contrário, mais cargos políticos foram nomeados neste período.

Um documento também foi encaminhado pelo Sindicato ao prefeito questionando essa situação. A própria Controladoria Geral do Município alertou o prefeito em três oportunidades durante o ano passado sobre a irregularidade e as consequências que elas trariam ao Município.

O Sindicato dos Servidores também está encaminhando ao Poder Judiciário e ao Tribunal de Contas uma denúncia quanto a situação dos cargos comissionados da Prefeitura de Ponta Grossa. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos