28 de outubro de 2019

Secretário diz que Paraná caminha para agricultura digital

Arquivo

Evento realizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com o Instituto Paraná Tecnologia e Metrologia e o apoio de diversas instituições do Agro, acontece de 19 a 24 de setembro.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, apresentou na última quinta-feira, 24, em palestra na 3ª Tecnoagro, na Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí (Fatec), em Ivaiporã, as tendências do agronegócio brasileiro e paranaense. O secretário reforçou o papel dos jovens no desenvolvimento de um modelo de agricultura altamente tecnológico.

Para o secretário, é preciso acompanhar as transformações tecnológicas no campo. Entre as tendências, segundo ele, estão a inteligência artificial, máquinas autônomas, máquinas elétricas, sistemas de gestão, sensores e aplicativos, sistemas integratórios de produção, ciência de dados, imagens com drones, automação, robótica e internet das coisas. “O desafio é a conectividade”, afirmou.

Ortigara enfatizou a posição do Paraná como quinta maior economia do Brasil, com participação de cerca de 16% na produção nacional de grãos e a liderança na produção de proteínas animais. O Estado tem 12 cooperativas entre as 20 maiores do Brasil.

Além disso, o Paraná tem 1.302 startups com mais de 10 mil pessoas envolvidas, e 119 delas são ligadas à agricultura. “Temos que usar a ciência a nosso favor, estamos caminhando para a agricultura digital num futuro próximo. Cerca de 72% do resultado no campo vem da tecnologia, e menos da força bruta. Aqui já buscamos a inovação para fazer mais com menos”.

O presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, também participou da mesa de abertura, contando a história da cooperativa que está entre as maiores do país e atingiu faturamento de quase R$ 15 bilhões no ano passado.

O evento foi promovido pela Fatec, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Instituto Paranaense de Asistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Federal do Paraná (IFPR), Prefeitura de Ivaiporã, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ivaiporã e Sebrae. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos