7 de março de 2019

Secretaria de Saúde de Castro capacita professores para teste de acuidade visual

Divulgação

150 pessoas, entre educadores, diretores e agentes comunitários participaram do evento que foi ministrado pelo oftalmologista Júlio César Martins Galache. Os exames serão realizados em alunos da rede municipal.

A Secretaria de Saúde de Castro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu no dia 28 de fevereiro uma capacitação para que professores, diretores e agentes comunitários de saúde realizem o teste de acuidade visual nos alunos das escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e idosos. O evento contou com participação de 150 pessoas e foi ministrado pelo oftalmologista Júlio César Martins Galache.

Passarão pelo teste todas as crianças da rede municipal e os idosos atendidos pela rede pública. A ideia é identificar pessoas que precisam ser encaminhadas para o oftalmologista. Os testes devem iniciar ainda neste mês para que as consultas possam ser feitas a partir de abril.

De acordo com o coordenador do programa, Diogo Nocera, os testes de acuidade visual já foram feitos para todas as crianças das escolas do interior nos últimos dois anos e, após a triagem, aquelas que precisavam de tratamento foram encaminhadas para o oftalmologista. “Diagnosticamos que cerca de 30% das crianças necessitavam de consulta com o especialista. Muitas vezes, o problema de visão só é percebido na escola. Tivemos, inclusive, alunos que foram encaminhados para cirurgia”, contou Nocera.

Este ano aderiram ao programa as escolas Jahyr Lopes, Lourival Leite de Carvalho e Jardim Bela Vista e os CMEIs Nosso Lar e Padre Lívio Donatti, mas 90% das ações serão desenvolvidas em todas as unidades de ensino da rede municipal de Castro.

PROGRAMA – A ação integra o Programa Saúde na Escola (PSE) do governo federal e visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Ao todo são 12 tópicos desenvolvidos nas escolas que aderem ao programa: saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao Aedes Aegypti; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais; e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos