22 de abril de 2019

Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho articula 101 ações em cem dias de gestão

Divulgação

De acordo com o secretário da pasta, Ney Leprevost, os trabalhos foram realizados de forma articulada e demonstram o compromisso de um governo empreendedor e comprometido em resolver problemas coletivos.

Em pouco mais de três meses, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho contabilizou 101 ações. As iniciativas fazem parte de projetos e programas que contemplam questões da justiça e garantia de direitos, assistência social, área socioeducativa e trabalho.

De acordo com o secretário de Estado da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost, as ações foram realizadas de forma articulada entre os setores da pasta e demonstram o compromisso de um governo empreendedor e comprometido em resolver problemas coletivos.

INICIATIVAS – Entre as ações, está a criação da Força-Tarefa Infância Segura que foi criada em fevereiro. A iniciativa promove ações integradas e ostensivas de proteção às crianças e adolescentes, acompanhada de fiscalização e campanha de conscientização.

Outra medida foi a contratação, pela Secretaria, de 53 novos profissionais por meio do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a recomposição do quadro de funcionários de saúde nas unidades socioeducativas.

Em três meses, a pasta também entregou 3 mil novos colchões e vestuários para os 19 Centros de Socioeducação e oito Casas de Semiliberdade do Estado, que abrigam adolescentes em conflito com a lei.

Na questão educacional dentro das unidades, o índice de aprovação no Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos foi de 74%, ou seja, dos 368 adolescentes que fizeram a prova obtiveram êxito.

CIDADANIA – O Centro Estadual de Informação ao Migrante, Refugiados e Apátridas no Paraná fez mais de mil atendimentos nos três primeiros meses do ano.

A Secretaria também realizou 1.105 atendimentos por meio do Programa Criança e Adolescentes Protegidos, que garante a Carteira de Identidade às crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública estadual e municipal do Paraná.

O programa Paraná Cidadão, feira de cidadania com diversos serviços de graça, já passou por mais de 60 municípios e realizou cerca de 500 mil atendimentos.

Outro destaque no período foi a sanção da lei que estabelece o 21 de março como o Dia Estadual de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.

CONSUMIDOR – Entre janeiro e março deste ano, o Procon do Paraná fez 21.126 atendimentos físicos e 18.181 por meio da plataforma online. O índice de resolução de casos no período foi de 81,95%.

O órgão também fez aproximadamente sete mil atendimentos para solução preliminar de conflitos de consumo e 2.897 audiências de conciliação, além de ter promovido ações de orientação sobre direitos dos consumidores em aeroportos, atingindo cerca de 500 pessoas.

EMPREGO – Foi lançado o aplicativo Paraná Serviços, uma ferramenta digital que faz a intermediação entre o contratante e o prestador autônomo de serviços. Em 10 dias, mais de 10 mil downloads foram feitos.

Também foram contratados 49 servidores para a Agência do Trabalhador de Curitiba e a implantação do programa de agendamento dos serviços prestados nas agências. Com isso, o tempo de espera na fila de atendimento reduziu de uma hora e meia hora para cinco minutos, resultando em uma média de atendimento de 720 pessoas por dia.

ASSISTÊNCIA – Além das novas ações, a Secretaria também repassou recursos a diversos municípios e instituições sociais, como o Pequeno Cotolengo. Por meio do programa Família Paranaense realizou transferências diretas de renda e garantiu a construção de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em seis municípios do Estado, beneficiando 120 mil pessoas. Também apoiou a construção de um Conselho Tutelar e fez repasses para programas de qualificação de adolescentes.

AÇÕES FUTURAS – Novos projetos já estão encaminhados. É o caso do programa Criança Feliz, que foi assinado com o governo federal na última quinta-feira, 18. “O programa vai ajudar as famílias, principalmente as mais pobres, no estímulo do desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, quando surge a maior parte das suas competências, e também na segunda infância”, diz Leprevost. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos