20 de fevereiro de 2019

Saúde de PG passa a contar com o aplicativo digiSUS

Divulgação

A principal função da plataforma é agilizar o agendamento de consultas. Ela já está em funcionamento e pode ser utilizada por todos os usuários. 

O digiSUS é uma plataforma móvel, disponibilizada pelo Ministério da Saúde (MS), onde o cidadão tem acesso à informações relacionadas a saúde. A principal função do aplicativo é agilizar o agendamentos de consultas, hoje feito por um sistema de informação também do MS. 

A plataforma está vinculado ao Sistema Único de Saúde (SUS) e Ponta Grossa começou a utilizar este ano.

“As consultas encaminhas pelas Unidade Básicas de Saúde para o Complexo Regulador passam por um processo de validação. Após o término deste processo o usuário receberá as informações com data, profissional que realizará o procedimento ou consulta e o local onde deverá comparecer, tudo através do aplicativo. Isso vai facilitar a comunicação entre os serviços de saúde e o usuário”, explica o secretário municipal adjunto de Saúde, Robson Xavier.

Além dessa facilidade o aplicativo também disponibilizará informações relacionadas aos tratamentos e acompanhamentos que são feitos aos pacientes, principalmente sobre os medicamentos utilizados por eles e a lista de vacinas que recebeu na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. “O MS ainda está adequando outras informações para poder disponibilizar aos usuários para que tudo seja acessado por intermédio do aplicativo, inclusive o prontuário eletrônico”, completa Xavier.

De acordo com o secretário, o aplicativo é seguro, todas as informações serão acessadas por senhas através do aparelho do usuário. “Não há preocupação quanto a perder ou extraviar informações. Por isso estamos divulgando este aplicativo. Desta maneira as pessoas podem utilizar, facilitando a comunicação dos serviços de saúde com os usuários”, ressalta o secretário.

Para que o digiSus seja efetivo é necessário que o usuário tenha seus dados cadastrais atualizados. Caso estejam desatualizados, basta procurar a UBS mais próxima ou repassar as informações para os Agentes Comunitários de Saúde e solicitar a atualização. Ponta Grossa conta com todas as UBS informatizadas.

COMO USAR – A ferramenta está disponível para smartphones IOS e Android. Para realizar o primeiro acesso, é necessário baixar o aplicativo Meu DigiSUS na loja compatível com o celular e insirir algumas informações básicas como: CPF, nome da mãe e e-mail. Após isto, o sistema localizará o cartão e enviará ao correio eletrônico cadastrado uma mensagem para verificação de segurança. Após este passo, o usuário visualizará o número do seu Cartão Nacional de Saúde e terá acesso as suas informações de saúde. (Com assessoria) 


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos