2 de novembro de 2019

Romualdo destaca experiência na disputa pela Prefeitura

Arquivo

De acordo com o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, Romualdo Camargo, a economia acontece em virtude do emprego da modalidade ‘Envio Simples’ ao invés de carta com ‘Aviso de Recebimento’ para notificações e outros documentos emitidos pelo órgão. Os recursos provenientes da ação devem ser aplicados em outras áreas, privilegiando a melhoria da estrutura e dos serviços dedicados à população.

Com informações Jornal da Manhã/portal aRede

O Avante deverá ter candidato a prefeito em Ponta Grossa no próximo pleito. O nome é o do ex-vereador Romualdo Camargo – ele foi parlamentar na legislatura de 2013-2016 e atualmente ocupa um cargo em comissão no Poder Executivo. Dono de uma experiência de mais de 25 anos na vida pública, Romualdo Camargo acredita que a bagagem obtida neste período pode ser o diferencial na eleição do próximo ano.

Ontem, 1º, Romualdo visitou a redação do Jornal da Manhã e do portal aRede para ser sabatinado sobre a pré-candidatura. Durante a entrevista (clique aqui para assistir), Romualdo destacou os “valores cristãos” e a “carreira ilibada” no Poder Público – o ex-vereador soma 25 anos de experiência no serviço público, entre atuações na assessoria da Câmara e em órgãos técnicos da Prefeitura.

Atualmente Camargo atua na Secretaria de Fazenda do Município – comandada por Claudio Grokoviski -, ele é contabilista por formação. Experiente na articulação política, o ex-vereador acredita que o desafio do próximo prefeito será o equilíbrio nas contas públicas – equilibrar despesas e receitas sem aumentar impostos seria possível, de acordo com Romualdo, com a intensificação da fiscalização no setor de tributos.

Mesmo tendo uma vasta experiência política, Camargo garante que é um “novo nome” na disputa pela Prefeitura. “O que me diferencia dos demais candidatos é que eu tenho muito mais experiência na gestão pública que eles e, mesmo assim, sou uma cara nova, por ser novo nesse tipo de disputa. Aposto que posso contribuir muito com o Município nos próximos anos”, contou Romualdo.

Acompanhe a entrevista de Romualdo Camargo:

Jornal da Manhã: O que te motiva a disputar o cargo de prefeito de Ponta Grossa?

Romualdo Camargo: O que me motiva é a renovação na política. O Avante está renovado em todo o país e tem crescido muito, quero fazer parte desta renovação. Fui convidado para integrar o partido e me sentindo animado para disputar a eleição de 2020, caso seja aprovado nas convenções.

JM: Como a experiência como vereador poderia te ajudar nesta disputa para o cargo de prefeito?

Romualdo: Se o povo busca um nome novo para a cidade de Ponta Grossa, eu sou esse nome. Me apresento nessas condições porque tenho uma experiência de muitos anos, formando grupos políticos sérios. Além disso, somo praticamente 25 anos de experiência pública, trabalhando em setores internos da Câmara Municipal, além de ter sido vereador. Também passei por todos os setores de finanças e arrecadação da Prefeitura, tendo experiência em todos os setores da máquina pública, inclusive funcionamento das ferramentas que mantém a Prefeitura, como a parte contábil.

JM: Conhecendo a Prefeitura como o senhor conhece, qual será o principal desafio do próximo prefeito de Ponta Grossa nos próximos quatro anos?

Romualdo: O desafio de qualquer prefeito, especialmente no próximo mandato, vai ser na arrecadação e responsabilidade fiscal. A arrecadação da Prefeitura cresceu muito, mas mesmo assim nossos gastos seguem sendo altos – importante dizer que o Município não gasta à toa, a máquina pública é realmente pesada e essa questão do tamanho da máquina também precisa ser repensada, é preciso se enxugar. Só ações do tipo trarão equilíbrio permanente ao setor financeiro do município.

JM: Já existem outros pré-candidatos(as) na disputa. O que te difere dos demais participantes do pleito?

Romualdo: Na questão política, somos todos iguais: todos pré-candidatos. São bons nomes, mas na questão de experiência sou aquele que mais reúne bagagem. Me julgo capaz de administrar o desafio que será administrar o Município nos próximos anos. Importante dizer que o prefeito trabalha em parceria com o funcionalismo, os funcionários técnicos do Município. O prefeito é quem tem a responsabilidade, mas é a máquina, formada principalmente pelos funcionários de carreira, que faz com que os serviços públicos sejam bem prestados.

JM: O senhor trabalha na área e conhece a situação financeira do Município. Como superar as dificuldades e aumentar a arrecadação da Prefeitura? A saída é aumentar impostos ou há outras possibilidades?

Romualdo: São vários fatores que contribuem para uma arrecadação maior ou a estagnação das receitas. O primeiro aspecto está na questão fiscalizatório: precisamos fiscalizar mais. Aumentar imposto é algo inviável, tem muito imposto. É preciso inovar em vários quesitos, cito aqui a busca por recursos junto ao Estado e a União – essa é uma forma de ampliar a arrecadação. Precisamos também aplicar o imposto na área certa. Hoje não temos uma situação caótica, mas estamos no limite. Esse não é um problema só de Ponta Grossa, mas sim um problema brasileiro.

JM: Qual foi o principal legado que o senhor deixou na passagem pelo Legislativo?

Romualdo: Eu cumpria horário na Câmara e abandonei o meu escritório (contabilidade) para me dedicar ao povo. Tudo que ganhei na Câmara devolvi ao povo, como forma de retribuição à oportunidade de ter sido vereador. Eu não entrei na política pelo dinheiro, já sou aposentado e entrei na Câmara para ajudar o povo. Uma das coisas que aprendi é que o povo da cidade sofre e aprendi a ajudar. Também fui líder de Governo durante quase quatro anos e conseguimos boas vitórias, fizemos um trabalho muito bonito. Não fui reeleito por questões de coligações, isso faz parte da política. Foram quase 1.300 votos, acredito que tive uma votação expressiva e uma experiência enorme.

JM: O Avante terá chapa competitiva na disputa por vagas na Câmara?

Romualdo: O Avante já tem uma vaga competitiva. Temos reunido ex-vereadores, lideranças comunitárias, lideranças religiosas e lideranças de bairro para formar um grupo competitivo na disputa de 2020. Temos um quadro bastante competitivo e queremos fazer ao menos duas cadeiras na eleição do próximo ano. Temos muita gente nova, queremos nos afastar da velha política, mas também valorizar as lideranças experientes e comprometidas como o povo. Basicamente já temos os 29 integrantes da disputa pela Câmara Municipal.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos