9 de dezembro de 2019

Romanelli debate Tarifa Zero no transporte público amanhã na ACIPG

Arquivo

O deputado propõe que os conselhos sejam formados por representantes dos governos federal e estadual, e de entidades representativas dos usuários.

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) participa nesta terça-feira, 10, de uma audiência pública sobre o Tarifa Zero, projeto inovador que prevê a gratuidade no sistema de transporte público urbano nas cidades brasileiras.

“É um projeto de iniciativa popular, proposto pelo Instituto Brasil Transportes, que propõe a criação de um fundo nacional de transporte urbano, a ser formado com recursos de rubricas legais já existentes, que vai garantir a tarifa gratuita do ônibus em nível nacional”, explica Romanelli.

O sistema de transporte no Brasil, segundo o parlamentar, custa hoje R$ 46 bilhões e só a Cide, uma contribuição que incide sobre o combustível, arrecada R$ 72 bilhões, “A Cide pode integrar o fundo e consegue garantir o transporte gratuito. Alguns países estão avançando nesse sentido e 13 cidades brasileiras já implantaram a gratuidade. No Paraná, Pitanga e Ivaiporã já implantaram esse tipo de sistema de transporte”, revela.

Estudo do IBT aponta que o Brasil tem hoje 39 milhões de usuários do transporte coletivo e outros 37 milhões de usuários estão excluídos do sistema devido ao alto valor das tarifas. “O transporte público do Brasil demonstra a profunda desigualdade social do país. Num universo de 150 milhões de brasileiros considerados economicamente ativos, o transporte público atende apenas 37% dos trabalhadores”, aponta Romanelli.

Além do deputado, Acir Mezzadri, presidente do Instituto Trata Brasil, será o mediador do debate, que contará ainda com a participação do advogado da entidade, Clóvis da Costa, na mesa de trabalho.

MUDAMOS.ORG – “A maioria da população não tem direito a transporte de qualidade e por isso a importância do debate que o projeto propõe. O modal está perdendo usuários de forma acentuada e a revitalização do uso do ônibus vai desafogar as ruas, contribuir com o meio ambiente, e garantir a mobilidade de boa parte da população que está sem acesso ao ônibus”, argumenta Romanelli.

O projeto já recolheu mais de sete mil assinaturas, mas precisa de 1,5 milhão em pelo menos cinco estados. “Quem quiser assiná-lo não precisa pode fazê-lo eletronicamente através do mudamos.org, um aplicativo que pode ser baixado no celular. A assinatura eletrônica vai ajudar esse projeto, de iniciativa popular, a tramitar no Congresso Nacional levando o debate da tarifa zero para todo o país”.

Romanelli disse que o projeto já tem apoio da Uvepar (União dos Vereadores do Paraná), da CNM (Confederação Nacional dos Municípios) e da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) que participaram da audiência pública que lançou a coleta de assinaturas pela internet. “As pessoas vão conhecendo o projeto, se inteiram que ele é viável, que é necessário repensar o modelo atual (do sistema de transporte público coletivo)”.

“O projeto é inovador e, obviamente, as pessoas podem considerá-lo inviável. Mas é uma proposta interessante que merece ser debatida. O projeto pode e deve ser aperfeiçoado, pode ser discutido um fundo nacional, estadual ou até mesmo municipal. A Cide é uma grande fonte de financiamento, além de outras, e o próprio sistema do vale transporte hoje, parte dele, pode ser utilizado para financiar a gratuidade do sistema”, conclui o parlamentar.

A audiência pública é uma realização do Instituto Trata Brasil e da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). (Com assessoria)

SERVIÇO:

Audiência Pública Tarifa Zero Ponta Grossa – PR

Data: 10/12 (terça-feira)

Horário: 18h30 – Primeira Chamada | 19h – Segunda Chamada

Local: Auditório Campos Gerais – Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).

Rua Comendador Miró, 860 – Centro.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos