9 de fevereiro de 2017

Richa dá nome do ex-governador Jayme Canet à Usina Mauá

Divulgação

Governador esteve em Telêmaco Borba hoje para batismo da unidade geradora de energia. Richa ainda conversou com prefeitos da região

A partir de hoje, a Usina Hidrelétrica Mauá, localizada no rio Tibagi, vai passar a se chamar Usina Hidrelétrica Governador Jayme Canet Júnior. A solenidade oficial de mudança de nome aconteceu em Telêmaco Borba, com a presença do governador Beto Richa (PSDB), da família Canet e dos diretores da Copel e da Eletrosul – sócias no empreendimento. “Estamos seguindo a tradição da Copel de homenagear ex-governadores que não estão mais entre nós dando seus nomes às principais usinas, a exemplo das usinas Bento Munhoz da Rocha Neto, Professor Parigot de Souza, José Richa e Ney Braga”, disse Beto Richa. Considerado um dos líderes mais dinâmicos e realizadores da história do Estado, Canet foi responsável por efetivar a transição do Paraná de uma economia essencialmente agrícola para um estágio de plena industrialização, graças aos significativos investimentos em infraestrutura feitos durante sua gestão, de 1975 a 1979. “Aqueles que tiveram o privilégio de conhecer o governo do ilustre e saudoso Jaime Canet ou mesmo aqueles que tiveram acesso à história sabem dos feitos que ele fez pelo Estado, como grandes investimentos em educação, saúde, infraestrutura, transporte e na abertura de grandes rodovias”, lembrou Richa. O prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos (PDT), também comentou sobre a homenagem ao ex-governador Jaime Canet. “Eu achei de uma felicidade muito grande porque esse homem representou muito aqui para nossa região, tanto para Telêmaco Borba quanto pra Ortigueira”, disse. Construída no trecho médio do Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, a hidrelétrica Mauá tem cinco unidades geradoras – três na casa de força principal e duas em uma casa de força complementar instalada junto à barragem – que somam potência instalada de 363 megawatts, suficiente para atender ao consumo de 1 milhão de pessoas. Mauá é a mais recente usina de grande porte a entrar em operação no Paraná. O primeiro grupo gerador da planta começou a produzir eletricidade em 23 de novembro de 2012 e, em 31 de janeiro de 2013, passou a operar a plena carga. INVESTIMENTOS - O projeto absorveu mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. Quase um terço do valor foi destinado a projetos de cunho social e ambiental antes, durante e após o término das obras. Foram desenvolvidos 34 programas de proteção e compensação pela instalação da usina, além das ações específicas voltadas às populações indígenas da região. O diretor-presidente da Copel, Sergio Luiz Lamy, destacou a capacidade e a localização estratégica da usina. “É a maior usina hidrelétrica tipicamente paranaense, instalada fora do Rio Iguaçu. É uma usina de porte com desempenho muito bom, tem localização estratégica do ponto de vista de sistema elétrico e fica localizada perto de cargas importantes. Do ponto de vista de investimento da Copel, é um dos empreendimentos que tem melhor retorno entre os que foram agregados ao portfólio da companhia”, disse.

Governador entrega viaturas

Durante a visita em Telêmaco Borba, o governador Beto Richa entregou mais três viaturas para o 26° Batalhão da Policia Militar. Os veículos irão reforçar a frota da segurança para as 10 cidades atendidas: Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Cândido de Abreu. “Na contramão da crise, o Estado do Paraná consegue fazer investimentos em áreas prioritárias como a segurança pública. Entregamos essas três viaturas para o Batalhão que atende Telêmaco Borba e região, mas além disso contratamos quase 3 mil policiais. É a maior contratação de todo país”, afirmou. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2020

Mabel Canto quer PG como cidade empreendedora

Divulgação

27 de novembro de 2020

Castro já tem decoração natalina e “Natal de Estrelas” começa dia 5

Divulgação

27 de novembro de 2020

Projeto interativo mostra potencial turístico e cultural de Castro

Divulgação

27 de novembro de 2020

Professora Elizabeth vai ampliar oportunidades de moradia com lotes urbanizados e regularização fundiária

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra