9 de fevereiro de 2017

Richa dá nome do ex-governador Jayme Canet à Usina Mauá

Divulgação

Governador esteve em Telêmaco Borba hoje para batismo da unidade geradora de energia. Richa ainda conversou com prefeitos da região

A partir de hoje, a Usina Hidrelétrica Mauá, localizada no rio Tibagi, vai passar a se chamar Usina Hidrelétrica Governador Jayme Canet Júnior. A solenidade oficial de mudança de nome aconteceu em Telêmaco Borba, com a presença do governador Beto Richa (PSDB), da família Canet e dos diretores da Copel e da Eletrosul – sócias no empreendimento. “Estamos seguindo a tradição da Copel de homenagear ex-governadores que não estão mais entre nós dando seus nomes às principais usinas, a exemplo das usinas Bento Munhoz da Rocha Neto, Professor Parigot de Souza, José Richa e Ney Braga”, disse Beto Richa. Considerado um dos líderes mais dinâmicos e realizadores da história do Estado, Canet foi responsável por efetivar a transição do Paraná de uma economia essencialmente agrícola para um estágio de plena industrialização, graças aos significativos investimentos em infraestrutura feitos durante sua gestão, de 1975 a 1979. “Aqueles que tiveram o privilégio de conhecer o governo do ilustre e saudoso Jaime Canet ou mesmo aqueles que tiveram acesso à história sabem dos feitos que ele fez pelo Estado, como grandes investimentos em educação, saúde, infraestrutura, transporte e na abertura de grandes rodovias”, lembrou Richa. O prefeito de Telêmaco Borba, Márcio Matos (PDT), também comentou sobre a homenagem ao ex-governador Jaime Canet. “Eu achei de uma felicidade muito grande porque esse homem representou muito aqui para nossa região, tanto para Telêmaco Borba quanto pra Ortigueira”, disse. Construída no trecho médio do Tibagi, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira, a hidrelétrica Mauá tem cinco unidades geradoras – três na casa de força principal e duas em uma casa de força complementar instalada junto à barragem – que somam potência instalada de 363 megawatts, suficiente para atender ao consumo de 1 milhão de pessoas. Mauá é a mais recente usina de grande porte a entrar em operação no Paraná. O primeiro grupo gerador da planta começou a produzir eletricidade em 23 de novembro de 2012 e, em 31 de janeiro de 2013, passou a operar a plena carga. INVESTIMENTOS - O projeto absorveu mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos. Quase um terço do valor foi destinado a projetos de cunho social e ambiental antes, durante e após o término das obras. Foram desenvolvidos 34 programas de proteção e compensação pela instalação da usina, além das ações específicas voltadas às populações indígenas da região. O diretor-presidente da Copel, Sergio Luiz Lamy, destacou a capacidade e a localização estratégica da usina. “É a maior usina hidrelétrica tipicamente paranaense, instalada fora do Rio Iguaçu. É uma usina de porte com desempenho muito bom, tem localização estratégica do ponto de vista de sistema elétrico e fica localizada perto de cargas importantes. Do ponto de vista de investimento da Copel, é um dos empreendimentos que tem melhor retorno entre os que foram agregados ao portfólio da companhia”, disse.

Governador entrega viaturas

Durante a visita em Telêmaco Borba, o governador Beto Richa entregou mais três viaturas para o 26° Batalhão da Policia Militar. Os veículos irão reforçar a frota da segurança para as 10 cidades atendidas: Telêmaco Borba, Tibagi, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Cândido de Abreu. “Na contramão da crise, o Estado do Paraná consegue fazer investimentos em áreas prioritárias como a segurança pública. Entregamos essas três viaturas para o Batalhão que atende Telêmaco Borba e região, mas além disso contratamos quase 3 mil policiais. É a maior contratação de todo país”, afirmou. (Com AEN)

Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos