17 de janeiro de 2019

Ratinho Junior quer tornar o Paraná referência em educação

Divulgação

O governador deu posse formal hoje, 17, ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.

De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e tornar a rede pública estadual referência nacional e internacional de ensino e aprendizagem são compromissos do governo do Paraná. Ele deu posse formal hoje, 17, ao novo secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder, em Curitiba.

“Temos um desafio muito grande, pois o Paraná é o sétimo no Ideb. Com o potencial, o quadro técnico e os professores que temos, podemos estar em primeiro lugar”, afirmou o governador. “A ideia é repensar de uma maneira inovadora um novo jeito de se fazer educação no Estado para que possamos chegar ao topo do ranking”, completou.

Ratinho Jr. explicou que haverá uma reformulação na estrutura organizacional da Secretaria, com foco na qualificação dos professores e das equipes pedagógicas, assim como, na gestão das escolas, para melhorar os índices no médio prazo.

MEDIDAS – O governador destacou medidas que já estão sendo executadas pela Secretaria, como a seleção dos 32 novos chefes dos Núcleos Regionais de Educação. “Até agora a indicação era política. Estamos rompendo com esse modelo, passando por um teste seletivo muito criterioso”, disse. “O chefe de núcleo precisa ter capacidade técnica, porque ele será o topo da pirâmide para as boas práticas que queremos implantar na sala de aula”, explicou Ratinho Jr.

O Paraná também deve buscar modelos que deram certo em outros estados e países. O governador citou os projetos Escola Segura, para combater a evasão escolar e trazer mais segurança ao entorno das escolas, e Ganhando o Mundo, que prevê a concessão de bolsas de intercâmbio para o exterior a estudantes dos ensinos fundamental e médio.

FORTALECIMENTO – Segundo Feder, a pasta está buscando a ampliação e fortalecimento da rede de ensino, além da valorização dos professores e profissionais da educação. “A Secretaria olha e pensa como apoiar o professor para que ele dê uma boa aula, para que ele se sinta valorizado”, garantiu o secretário.

VOLTA ÀS AULAS – O secretário também apresentou uma agenda de ações que serão implantadas com foco na volta às aulas, no dia 14 de fevereiro. O primeiro passo será o processo de seleção para chefes de núcleo, que começa amanhã, 18. Também está prevista uma formação com todos os diretores dos colégios estaduais do Paraná na semana que vem.

Outra medida é a melhoria da estrutura das escolas. Feder explicou que as unidades com maior necessidades e com problemas mais graves estão recebendo reparos emergenciais para começar o ano letivo aptas para receber os alunos. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos