3 de janeiro de 2019

Ratinho Junior exonera cargos, suspende contratos de Cida e corta despesas

Israel Kaé

As medidas foram anunciadas pelo governador em entrevista coletiva para a imprensa na tarde de ontem, 02, no Palácio Iguaçu, minutos antes da primeira reunião com o secretariado do novo governo.

Em entrevista coletiva para a imprensa na tarde de ontem no Palácio Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), minutos antes da primeira reunião com o secretariado do novo governo, anunciou a exoneração de todos os cargos em comissão do governo Cida Borghetti (PP), mais de 3.000 no total. “Decretamos a exoneração dos cargos comissionados. Isso de praxe os governos que estão saindo fazem, liberando esses espaços para o governo que está entrando. Não foi feito, então estamos fazendo para que a gente possa rever esses espaços e obviamente colocar pessoas nestas áreas”, anunciou o governador, informando que pretende “potencializar alguns cargos”. “Para trazer um bom profissional de mercado para trabalhar em algumas áreas estratégicas, você tem que ter uma remuneração que condiz com o cargo, posicionamento e qualificação da pessoa. A ideia é poder dar uma remanejada nessas questões financeiras”, explicou, informando que não haverá extinção e nem cortes de cargos.

O governador também confirmou a suspensão dos contratos e licitações dos últimos 60 dias do governo anterior. “Para ver aquilo que é necessário, o que é emergencial e prioritário, e aquilo que não é para a gente poder remanejar esses recursos para outras áreas”, disse Ratinho Junior.

Ele também anunciou, em decisão tomada em conjunto com o secretário da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior, a redução em 20% dos gastos de todas as secretarias. “Determinamos diminuir em 20% o custo da máquina. Os secretários vão ter a missão de enxugar, segurar gastos – em especial as despesas fixas, para que a gente possa fazer um bom caixa para o governo e honrar os compromissos que nós temos com a população a partir de hoje”.

O governador afirmou que dará um prazo de 30 dias para cada secretário organizar a sua pasta e, após esse período, uma vez por semana, eles irão apresentar a situação e o planejamento da área. “Essa é a nossa primeira reunião do secretariado, presidente das autarquias, estatais e superintendentes, para poder implantar uma agenda positiva de ações que queremos adotar nestes primeiros meses de governo”.

Ratinho Junior ressaltou ainda que entre as ações previstas, está o corte de secretarias, de 28 para 15, anunciada antes da sua posse. “Era um compromisso que nós tínhamos com a população. Quanto mais a máquina estiver enxuta, mais dinamismo passa a ter para prestar um bom serviço”, acredita, afirmando que em uma segunda etapa, através de licitação, pretende contratar um estudo para a redução de autarquias e empresas públicas. O governador também informou que a reforma administrativa será encaminhada para a Assembleia Legislativa nos próximos dias. “Queremos fazer até fevereiro a reforma administrativa e também a aprovação do texto final das PPPs [Parcerias Público-Privadas]”, concluiu o governador.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos