16 de julho de 2019

Ratinho Junior discute parcerias com o governo de Nova York

Divulgação

Governador reuniu-se com a vice-governadora do estado americano. Intuito é fortalecer modelos de gestão entre os dois entes para ampliar oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) se reuniu hoje, 16, com a vice-governadora do estado de Nova York (EUA), Kathy Hochul, e propôs parcerias em diversas áreas, mas principalmente em agricultura, segurança pública e uso de tecnologia para melhorar a vida dos cidadãos. O intuito é fortalecer modelos de gestão entre os dois Estados para ampliar oportunidades de desenvolvimento econômico e social.

O encontro, que fez parte da agenda do governador nos Estados Unidos, teve como objetivo aprender e entender como Nova York consegue aproximar de maneira mais concreta a administração pública de soluções para os cidadãos. “Foi uma visita muito produtiva. Agora as equipes técnicas do Governo do Paraná e do Governo de Nova York vão trabalhar para concretizar essa integração e a troca de experiências”, disse o governador.

Um dos temas abordados foi segurança pública. Depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, o Estado e a cidade de Nova York precisaram revisar os seus procedimentos para impedir novos eventos como aquele. “Conversamos muito sobre esse tema, já que depois dos atendados a cidade e o Estado tiveram que repensar a segurança em todos os níveis. A vice-governadora passou algumas informações e estratégias que as forças de segurança têm adotado ao longo dos últimos anos nessa área”, disse o governador.

Outro aspecto levantado no encontro foi a necessidade de desenvolvimento regional, pilar do plano de gestão do Governo do Estado, com a integração das regiões metropolitanas e grandes corredores de infraestrutura para facilitar a atração de investimentos.

“O Estado de Nova York tem uma política de desenvolvimento regional muito forte, e buscamos entender de que forma podemos usar esses mesmos instrumentos regionais para melhorar a vida das pessoas e, automaticamente, atrair mais investimentos para gerar empregos em nosso Estado”, completou o governador.

Segundo Ratinho Jr., o Paraná ainda apresentou a Kathy Hochul oportunidades de investimento no turismo e o potencial do agronegócio local, como grande celeiro do mundo e produtor em larga escala de soja, trigo e milho, além da cadeia de suínos, frango e leite.

AGRICULTURA – A vice-governadora se impressionou com a iniciativa do Paraná em buscar visibilidade internacional para seus projetos e em tentar novas pontes para melhorar a vida dos seus cidadãos. Ela também destacou a possibilidade de parcerias concretas na agricultura, já que o setor primário responde por apenas 0,5% do PIB do seu Estado.

“Podemos trabalhar muito em parceria na agricultura, encontrar maneiras para incrementar as pesquisas, aprender também como ela funciona no Paraná. Também nos avanços tecnológicos há muitas oportunidades para compartilhar ideias. E ainda trabalhar em avanços de segurança e no sistema de justiça, achar jeitos para ser mais efetivos para prevenir crimes e trabalhar contra o terrorismo”, afirmou.

Kathy Hochul também parabenizou o Estado pela realização do Paraná Day. “Tivemos uma conversa extremamente produtiva com a delegação liderada pelo governador. Eu fiquei muito impressionada com o quão arrojado é o Paraná de tentar buscar um futuro melhor para o País, mas também em nível internacional. Vir a Nova York e tentar encontrar oportunidades é muito produtivo. Acredito que podemos colaborar juntos”, afirmou.

AGENDA NOS EUA – Ontem, 15, o governador se reuniu com executivos do JP Morgan para tratar de parcerias entre o Estado e a instituição, uma das maiores corporações do sistema financeiro mundial. Uma das ideias apresentadas é a formação de um fundo de longo prazo com a participação do JP Morgan, Fomento Paraná e apoio da Multilateral Investment Guarantee Agency (MIGA), fundo garantidor vinculado ao Banco Mundial.

Ratinho Jr. também apresentou na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, os avanços do Paraná na implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e reforçou o compromisso do Estado com a Agenda 2030. O governador participou de um painel promovido pela Organização Mundial das Famílias (WFO, na sigla em inglês) e Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar). O Paraná foi o único Estado brasileiro representado.

Amanhã, 17, acontece a terceira edição do Paraná Day, a primeira internacional. O encontro empresarial será na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos, também em Nova York, e tem parceria do Banco do Brasil. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

20 de setembro de 2019

Banco de Projetos do Paraná avalia primeiras propostas

Divulgação

19 de setembro de 2019

Moacyr assina ordem de serviço para nova rodoviária

Divulgação

19 de setembro de 2019

Mostra ‘Eliseu Lacerda’ conta história através do cinema

Arquivo

19 de setembro de 2019

Temporais danificam 3.222 casas e afetam 12.227 pessoas

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

"RAMBO"

10 de fevereiro de 2017

“Vou fechar todos os buracos da cidade em seis meses ou não me chamo Márcio Ferreira”, impõe meta secretário

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra