29 de maio de 2020

Ranking aponta Aliel como destaque na defesa da Educação

Arquivo

"Através da educação pública e da valorização dos professores, nós vamos sair do patamar de desigualdade”, destacou o deputado.

Um levantamento técnico divulgado nesta semana pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) apontou os deputados federais mais comprometidos com o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. O deputado federal paranaense Aliel Machado (PSB) está entre os dez mais bem avaliados do ranking. Ele é o sexto colocado entre 427 parlamentares.

De acordo com o Observatório, que faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), no momento em que a crise aguda na área da saúde e da gestão pública causada pela pandemia do COVID-19 reafirma a importância do investimento em ciência e tecnologia, é de suma importância entender o comportamento da Câmara em relação a tais assuntos.

O resultado é mais um ranking temático dos parlamentares. Entre os projetos mais importantes analisados estão os referentes à criação de novas universidades federais, que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o da reforma do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Para Aliel, figurar entre os melhores colocados no ranking, só reforça a luta em defesa da Educação. “Estamos desde o primeiro ano de mandato na Comissão de Educação, debatendo e propondo avanços para a área. Desde a juventude, quando participamos da elaboração do Plano Nacional de Educação, atuamos ativamente dos debates. E na Câmara, continuamos a defender a Educação, os professores e o ensino público de qualidade para todos”, reforçou ele.

O estudo, segundo o OLB, avaliou como ações positivas as que favoreceram maior investimento público no setor, institucionalização de mecanismos regulatórios e desburocratização da agenda científica. A definição dos critérios e as análises realizadas foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Ciência Política, em uma colaboração diante dos desafios atuais para o Ensino Superior e a Ciência e Tecnologia do país.

O levantamento, de acordo com o Observatório, baseia-se na computação de um conjunto de atividades legislativas (pareceres, emendas, discursos e votos), a partir da qual se produz um indicador que expressa tanto o engajamento de cada deputado no processo legislativo, quanto a valência de sua atuação – ou seja, ela é favorável ou contrária nos temas analisados. Esse indicador é então reescalonado na forma de uma nota que varia de -10 a +10. Quanto mais ele participar de forma ativa na tramitação das proposições, mais próxima será sua nota dos dois extremos, 10 (em caso de atuação favorável) ou -10 (em caso de atuação desfavorável). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos