29 de maio de 2020

Ranking aponta Aliel como destaque na defesa da Educação

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Fundo de Financiamento da Educação acabaria em dezembro. Proposta foi aprovada na Câmara e agora segue para votação no Senado.

Um levantamento técnico divulgado nesta semana pelo Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) apontou os deputados federais mais comprometidos com o Ensino Superior, Ciência e Tecnologia. O deputado federal paranaense Aliel Machado (PSB) está entre os dez mais bem avaliados do ranking. Ele é o sexto colocado entre 427 parlamentares.

De acordo com o Observatório, que faz parte do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), no momento em que a crise aguda na área da saúde e da gestão pública causada pela pandemia do COVID-19 reafirma a importância do investimento em ciência e tecnologia, é de suma importância entender o comportamento da Câmara em relação a tais assuntos.

O resultado é mais um ranking temático dos parlamentares. Entre os projetos mais importantes analisados estão os referentes à criação de novas universidades federais, que instituiu o Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e o da reforma do FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

Para Aliel, figurar entre os melhores colocados no ranking, só reforça a luta em defesa da Educação. “Estamos desde o primeiro ano de mandato na Comissão de Educação, debatendo e propondo avanços para a área. Desde a juventude, quando participamos da elaboração do Plano Nacional de Educação, atuamos ativamente dos debates. E na Câmara, continuamos a defender a Educação, os professores e o ensino público de qualidade para todos”, reforçou ele.

O estudo, segundo o OLB, avaliou como ações positivas as que favoreceram maior investimento público no setor, institucionalização de mecanismos regulatórios e desburocratização da agenda científica. A definição dos critérios e as análises realizadas foram acompanhadas pela Associação Brasileira de Ciência Política, em uma colaboração diante dos desafios atuais para o Ensino Superior e a Ciência e Tecnologia do país.

O levantamento, de acordo com o Observatório, baseia-se na computação de um conjunto de atividades legislativas (pareceres, emendas, discursos e votos), a partir da qual se produz um indicador que expressa tanto o engajamento de cada deputado no processo legislativo, quanto a valência de sua atuação – ou seja, ela é favorável ou contrária nos temas analisados. Esse indicador é então reescalonado na forma de uma nota que varia de -10 a +10. Quanto mais ele participar de forma ativa na tramitação das proposições, mais próxima será sua nota dos dois extremos, 10 (em caso de atuação favorável) ou -10 (em caso de atuação desfavorável). (Com assessoria)


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