16 de março de 2017

Rangel vai ao Ministério da Saúde reivindicar médicos e recursos para o Hospital da Criança

Arquivo

A doação permitirá que a Universidade assuma os serviços hospitalares; amplie atendimentos ambulatoriais; garanta a qualidade e humanização na assistência do pré ao pós-parto; implante o Programa de Residência Multiprofissional; e torne o Hospital uma referência no atendimento materno-infantil na região.

O programa Mais Médicos, do Governo Federal, disponibilizou médicos intercambistas para todo o Brasil. A cidade de Ponta Grossa foi a que mais recebeu os profissionais cubanos, 60 deles permaneceram durante 3 anos na cidade. Ontem, o prefeito Marcelo Rangel (PPS), esteve no Ministério da Saúde, para reforçar a importância dos profissionais nas Unidades Básicas de Saúde e reiterar o pedido da substituição.

A partir do mês de maio, esses profissionais passarão a ser trocados, o contrato com o Ministério da Saúde e com o Governo Cubano prevê este prazo. A substituição é gradativa, não prejudicando o atendimento à população.

Rangel sugeriu algumas mudanças no programa, com o intuito de poder manter por mais tempo os profissionais que permaneceram durante um período na cidade. “Os médicos cubanos foram muito bem recebidos por nossa população, desafogaram um buraco que tínhamos. Eles completaram as Unidades Básicas de Saúde e os Programas Saúde da Família. Os pacientes estão familiarizados com eles, seria interessante trabalharmos com a possibilidade de poder manter eles aqui”, destaca o prefeito.

Ainda em Brasília, Rangel aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio na reestruturação do Hospital Municipal da Criança João Vargas de Oliveira, podendo voltar a trabalhar com pacientes de média e alta complexidade.

ENCONTRO – Ainda ontem, em Ponta Grossa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), juntamente com a equipe técnica do Hospital Municipal da Criança, se reuniu com representantes da 3ª Regional da Saúde e do Ministério da Saúde para dar andamento nas iniciativas de reestruturação do Hospital.

A intenção do encontro foi buscar alternativas para a viabilizar a reestruturação. Na reunião, foram realizados encaminhamentos em relação aos projetos para levantamento de custos e também para avaliar de que forma serão repassados os recursos para o município para a aquisição de equipamentos e o credenciamento das unidades que serão implantadas. “A Secretaria de Estado da Saúde vê a reestruturação com bons olhos, mas é necessário pensar em tudo, desde os equipamentos até funcionamento do hospital clínico e cirúrgico”, destaca a diretora da 3ª Regional da Saúde, Scheila Mainardes.

Ainda durante a reunião, foi estipulado algumas metas que devem estar contempladas no projeto inicial. O documento será apresentado na próxima reunião, marcada o início do mês que vem, que irá formalizar a formação de uma comissão tripartite, formada por membros do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos