7 de junho de 2017

Rangel inaugura piscina para uso de entidades e pessoas com deficiência

Divulgação

Depois de investimentos em melhorias, piscina adaptada foi inaugurada para uso compartilhado e rotativo pelas instituições

Depois de quatro anos sem uso, a piscina adaptada do Ginásio Jamal Farjallah Bazzi foi inaugurada ontem para uso compartilhado e rotativo pelas instituições de atendimento à pessoa com deficiência em Ponta Grossa. A inauguração do espaço foi feita pelo prefeito Marcelo Rangel (PPS) e pela secretária municipal de Assistência Social e presidente da Fundação Proamor, a primeira-dama Dona Simone Kaminski, durante a reabertura dos serviços prestados no ginásio pelo Departamento da Pessoa com Deficiência, da Fundação Proamor.

“Com melhorias na estrutura, podemos agora inaugurar este espaço e disponibilizá-lo efetivamente para a comunidade. Com esta revitalização, investimentos na instalação de termostato, circuladores de ar e manutenção diária, este espaço poderá ser usado pelas instituições que prestam atendimento às pessoas com deficiência”, comemorou o prefeito. Além dos investimentos em revitalização, a piscina agora passará por manutenção diária, com aquecimento e limpeza constantes.

A abertura da piscina foi marcada por uma aula inaugural para alunos da Associação de Pais e Amigos do Deficiente Visual (Apadevi). “Agora este espaço estará disponibilidade para qualquer entidade de atendimento ao deficiente que queira usar. Basta reservar a agenda com nossa equipe e contar com o instrutor ou fisioterapeuta da instituição, que irá orientar as atividades”, explica a secretária Dona Simone Kaminski. A secretária lembra ainda que a piscina deve passar por novas adequações, para ficar no modelo indicado para a realização de fisioterapia na água e também adaptada para diferentes necessidades. No momento, o uso da piscina está liberado para pessoas com deficiências que apresentam poucas limitações.

Além da piscina, o Departamento da Pessoa com Deficiência também realizou uma reabertura oficial dos atendimentos e serviços ofertados, após mudanças e melhorias realizadas na estrutura. O atendimento de fisioterapia foi transferido para uma sala mais ampla e adequada para os serviços, bem como a atividade da musicoterapia. “Com um espaço maior, a musicoterapia tem mais condições de trabalhar com a expressão corporal, com a distribuição espacial das atividades, permite um trabalho com muito mais possibilidades, muito mais dinâmico. Nós trabalhamos com o conceito de liberdade, por isso quanto menos limitado for o espaço, melhor”, aponta o musicoterapeuta do Departamento, Thiago Pauluk.

A reabertura dos serviços também compreende a oferta de oficinas para os usuários do Departamento. Os interessados já podem se inscrever para participar das oficinas de artesanato, pintura e de inclusão, realizada pelo Palhaço Picolé, com técnicas de circo. “Usamos estes recursos lúdicos, as brincadeiras e outras técnicas circenses para trabalhar com os alunos as questões de equilíbrio, coordenação motora e o trabalho em equipe”, conta Picolé.

A oficina de inclusão do Palhaço Picolé, bem como a Terapia Assistida por Animais, são atividades que o Departamento da Pessoa com Deficiência está agora levando até as entidades, descentralizando esse atendimento e fortalecendo a parceria com as instituições do município. “A meta a partir deste ano é tornar nosso atendimento mais técnico e profissionalizado. Não queremos que as atividades fiquem restritas apenas no Departamento, porque o importante é garantir que o maior número de pessoas sejam assistidas. Nem sempre o departamento consegue atender tudo, bem como as entidades, por isso a importância de estarmos trabalhando sempre em parceria”, destacou a diretora administrativa da Fundação Proamor, Andreia Tokutake.

O Departamento da Pessoa com Deficiência conta hoje com mais de 3.300 usuários cadastrados, de diferentes deficiências, que podem participar gratuitamente dos atendimentos de fisioterapia, atividade física, assistência social, musicoterapia, oficina de circo e terapia assistida por animais. Quem tiver interesse pelas oficinas e outros atendimentos do Departamento, basta entrar em contato pelo telefone 3222-3118 ou no próprio departamento, na Rua Silva Jardim, nº 38. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

4 de março de 2021

PG terá mutirão de vacinas contra a Covid-19 neste fim de semana

Divulgação

4 de março de 2021

Fiocruz confirma circulação de variantes do coronavírus no Paraná

Divulgação

4 de março de 2021

Suspensão do processo de concessão atende interesses dos paranaenses, diz Romanelli

Divulgação

4 de março de 2021

Feirão da Qualificação, Emprego e Renda acontece neste mês

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista