18 de maio de 2017

Rangel assina decreto para fortalecimento do setor industrial

Arquivo

Pujança do setor em Ponta Grossa atrai mais investimentos para a região.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) decretou hoje uma importante decisão para o desenvolvimento industrial de Ponta Grossa. A partir de agora, os terrenos que foram cedidos a empresas no Distrito Industrial poderão ser vendidos para as mesmas, desde que se encaixem em alguns critérios regulamentados pela legislação.

Essa ação traz benefícios para ambas as partes. O Município terá aumento de arrecadação, já que venderá os imóveis que já estão sendo utilizados pela iniciativa privada através do Pacote de Incentivos a Novos Investidores. Já as empresas, ao comprarem a área que hoje está apenas cedida, terão garantias, como, por exemplo, utilizar o imóvel como contrapartida para financiamentos.

Isso reflete diretamente no desenvolvimento industrial da cidade, já que o decreto traz determinações específicas como a obrigatoriedade de o local ser utilizado apenas para atividades industriais. Para Rangel, isso significa segurança para o fortalecimento do setor. “Essa lei é aguardada há anos. Ela vem para garantir a permanência do setor produtivo, que recentemente passou por uma ascensão em Ponta Grossa”, analisa o prefeito.

Na legislação também contém a obrigatoriedade de investir parte do montante em benefícios diretos para a população. Do valor da aquisição do imóvel, 20% deverão ser destinados a programas de responsabilidade da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, como o Aeroporto Sant’ana, ações voltadas aos microempreendedores individuais e qualificação profissional.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, destaca também a geração de impostos como arrecadação permanente e, principalmente, a criação de novas vagas de emprego. “A atração de indústrias trouxe quase quatro mil empregos diretos. Considerando que cada vaga cria no mínimo outros quatro empregos indiretos, foram cerca de 16 mil novas vagas. E se o setor continuar fortalecido, esses números tendem a crescer”, aposta o secretário.

DECRETO – Poderão comprar terrenos cedidos pela Prefeitura as indústrias que estão instaladas há mais de 10 anos no espaço, e que se comprometam a não alterar a característica de atividade industrial. Segundo o secretário Carbonar, hoje aproximadamente 40 indústrias estão aptas a solicitar a compra.

O valor do imóvel será avaliado considerando apenas o terreno, sem incluir a edificação construída pelo empreendimento. Todos os processos serão analisados pela Comissão de Desenvolvimento Industrial (Codesi) e também deverão ser aprovados pela Câmara Municipal. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos