21 de janeiro de 2020

Rangel anuncia usina para transformar resíduo orgânico em energia

Divulgação

Com uso de capacidade máxima, processamento e queima de resíduos orgânicos pode compensar o consumo de energia em estruturas públicas.

Ampliando o programa Ponta Grossa Sustentável, a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou ontem, 20, a execução do projeto para instalação de uma Usina Termoelétrica Municipal a Biogás, a partir do estudo de viabilidade técnica e econômica desenvolvido pelo Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás (CIBiogás). Com uso de capacidade máxima, o processamento e queima de resíduos orgânicos poderia compensar em até 30% o consumo de energia em estruturas públicas.
“Depois de um longo caminho até resolvermos completamente a questão da destinação final correta dos resíduos sólidos em Ponta Grossa, com o credenciamento de aterros privados, o Município pode agora pensar em alternativas para o tratamento desses resíduos, gerando energia e trazendo economia para a Prefeitura. A meta da administração é inaugurarmos e já produzirmos energia ainda esse ano, consolidando a usina termoelétrica municipal e chegando a capacidade total de 30 toneladas por dia”, detalha o prefeito Marcelo Rangel (PSDB).

O projeto desenvolvido pela CIBiogás, a pedido da Prefeitura, Serviço Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), prevê implantação da usina em área no Distrito Industrial, atendendo a questões de escopo técnico, como capacidade para instalação dos biodigestores. Inicialmente, a usina trabalharia com a capacidade de processamento de 12 toneladas de resíduos orgânicos por dia, podendo ampliar até 30 toneladas. Com uma progressão de 20% de carga a cada seis meses, chegando a 30 toneladas/dia, a Prefeitura pode alcançar uma economia de aproximadamente R$ 270 mil por mês.

“Com o início do funcionamento da usina, deve ser realizada uma coleta seletiva dos grandes geradores de resíduos orgânicos e encaminhado esse material para usina. Lá, os resíduos passam por um processo de decomposição da matéria, gerando gás e, em seguida, energia elétrica. Essa eletricidade é inserida na rede e pode ser descontada do uso dos próprios públicos. Num segundo momento, também podemos trabalhar com veículos elétricos, como parte da frota da coleta seletiva”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

Com o funcionamento da usina de biogás, a geração de energia resultante do processamento e queima de resíduos orgânicos poderia compensar completamente o uso de energia elétrica em estruturas como o Hospital da Criança João Vargas de Oliveira, Hospital Municipal Amadeu Puppi e a estrutura do Paço Municipal, por exemplo.

Participaram da coletiva representantes da empresa concessionária do serviço de limpeza urbana, integrantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, parte do secretariado municipal e representantes do Poder Legislativo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos