13 de março de 2017

Quem vai ‘afrouxar a tanga’ e sair para estadual: Sandro, Aliel ou Pauliki?

Arquivo

Ponta Grossa possui condições de eleger três deputados federais daqui. O que se espera é que os três tenham ‘culhão’ para enfrentar o desafio

Os deputados federais pontagrossenses Sandro Alex (PSD) e Aliel Machado (REDE) e o deputado estadual Márcio Pauliki (PDT) prometem disputar a reeleição/eleição para deputado federal no ano que vem.

Nas últimas eleições, em 2014, Ponta Grossa tinha 232.829 eleitores. Destes, 171.089 (73,48 %) dos votos foram válidos. Aliel Machado fez 61.095 votos. Sandro Alex fez 43.786 votos. Outros candidaturas locais (João Barbiero, 13.358, Professora Elizabeth Schmidt, 9.489 e Pietro Arnaud, 3.998), juntas somaram 26.850 votos. Outros 39.360 votos foram para ‘forasteiros’.

Com a participação dos três na disputa a eleição do ano que vem tende a ser mais disputada, fazendo com que outros nomes da cidade avaliem a sua participação como candidatos a deputado federal, espantar os ‘forasteiros’, e o número de abstenção, votos em branco e nulos também tende a diminuir. Neste cenário, Ponta Grossa possui condições de eleger três deputados federais daqui.

Mas há sempre o risco de ficar de fora e será que os três estariam dispostos a corrê-lo? Principalmente quando uma eleição para deputado estadual exige menos votos.

Sandro Alex deve disputar a reeleição, mas viu a sua votação cair de 55.851 em 2010 para 43.786 votos em 2014 na cidade, uma diferença de 12.070 votos. Reflexo da administração do irmão, o prefeito Marcelo Rangel (PPS) na Prefeitura Municipal, que foi reeleito, mas as perspectivas são que o seu segundo mandato seja pior que o primeiro. Em compensação, em dobrada com Ratinho Júnior, na última eleição, a sua votação subiu 21.070 votos fora de Ponta Grossa em comparação a 2010. Ratinho deverá disputar a eleição majoritária no ano que vem, como candidato a governador, vice ou senador. E será que como candidato a vice ou a senador, por exemplo, terá a mesma força no palanque de Sandro Alex?

A ‘onda’ que fez Aliel Machado conquistar mais de 60 mil votos em Ponta Grossa já passou e dificilmente o deputado repete essa votação na cidade, mesmo tendo sido candidato a prefeito no ano passado e conquistando 79.008 votos no segundo turno. No primeiro turno ele fez 49.611 votos. Na região, Aliel vem estruturando um trabalho que deverá refletir nas urnas. Mas o sonho de Aliel é ser prefeito de Ponta Grossa. Uma candidatura a deputado estadual lhe aproximaria da cidade e a possibilidade não deve estar sendo descartada por ele.

Márcio Pauliki viu o ‘cavalo encilhado’ passar em sua frente na última eleição quando ‘afrouxou a tanga’ e não saiu candidato a prefeito para fazer uma composição com o governador Beto Richa (PSDB). Embora tenha em seu coração o sonho de ser deputado federal, os seus mais fiéis assessores o aconselham a não arriscar e disputar a reeleição para a Assembleia Legislativa.

O que se espera é que os três tenham ‘culhão’ para enfrentar o desafio e que os eleitores pontagrossenses e da região dos Campos Gerais saibam retribuir nas urnas para poder ‘colher os frutos’ de uma maior representação em Brasília.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos