21 de maio de 2020

Qual a prioridade da Sanepar? Artigo do deputado Requião Filho

Arquivo

Em plena pandemia do Covid-19 e da maior crise hídrica da história do Paraná, o presidente da Companhia afirma em ato público que “a Sanepar tem que manter a rentabilidade”.

No dia 19 de maio de 2020 esteve presente na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná o atual presidente da SANEPAR, Claudio Stabile, falando, em especial, sobre a estiagem que acomete nosso Estado. Dentre as medidas, afirmou que a Companhia vem adotando o rodízio, a utilização de caminhões pipa, a possibilidade de construção de poços, a utilização de cavas e pedreiras, bem como a possibilidade de transposição de rios. Dentre eles, o Ouro Verde para o Alegria, em Medianeira; e os Rios Pequeno e Mirim para o Miringuava, na região metropolitana. Somente como último remédio – e mais amargo deles, – seria o racionamento de água.

Destacou que devido ao Covid-19, no dia 12 de março deste ano, a diretoria determinou a proibição de cortes, bem como o reestabelecimento nas residências que tiveram o fornecimento interrompido nos três primeiros meses do ano.

Quanto à possibilidade de aumento da isenção da tarifa para mais famílias carentes, disse que o problema disso é que “alguém tem que pagar essa conta”.

Ainda, quanto ao reajuste da tarifa, afirmou que a Sanepar é Companhia de capital aberto e, em razão disso, por “segurança jurídica”, seria necessário realizar o reajuste, mas que esta seria uma tarefa exclusiva da AGEPAR.

Em um discurso muito bonito, quase solidário, em alguns momentos fez parecer que a empresa pertence totalmente ao Estado, que nunca teve suas ações vendidas e que esta, realmente, tem interesse em ajudar as pobres famílias que sequer conseguem lavar as mãos em alguns municípios, durante este período de seca.

Segundo o presidente da estatal, o recado ao “mercado” já foi publicado, por meio de dois comunicados registrados na Comissão de Valores Mobiliários nº 01862-7, em 17/04 e 20/04. “Não se preocupem, vocês não vão perder dinheiro. Em que pese tenhamos suspendido os reajustes durante a pandemia, depois que tudo passar, vamos definir a forma de recomposição dos valores resultantes da suspensão”, afirmou.

O combustível que move tais declarações é o mesmo que motiva as grandes empresas a pressionarem o Governo a flexibilizar as regras do isolamento social: é a fome pelo dinheiro e pelo lucro, disfarçada de solidariedade pela população.

Apesar de ser difícil saber quem paga “essa conta”, já que as tarifas nunca deixam de subir, sem qualquer aumento nas famílias beneficiadas à tarifa social, sabemos muito bem que a conta não sai do bolso dos acionistas da SANEPAR. Há estiagem de água, de governo e de empatia pelos mais necessitados, mas não existe estiagem de lucros, nunca, para os acionistas da empresa de saneamento e água no Paraná. As torneiras da população, pelo “uso racional” e pelos sucessivos aumentos das tarifas, estão fechadas. Enquanto as torneiras de dinheiro aos acionistas nunca deixam de jorrar.

Aliás, o aquecimento global e as mudanças climáticas estão em pauta no mundo há pelo menos 20 anos. O que foi feito durante o período para prevenir essa crise hídrica? No link vinculado ao tema, no site da companhia (http://site.sanepar.com.br/informacoes-tecnicas/1216), não encontramos nada, nenhum plano de contingenciamento. Por outro lado, é muito fácil identificar o aumento no lucro líquido da companhia, conforme apresentação de resultados relativa ao 1º trimestre de 2020 (em um ano, aumentou 17,7%).

Para a população as medidas são “amargas”, mas ao mercado, nunca foram tão doces!

Requião Filho é advogado e deputado estadual do MDB.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos