27 de novembro de 2017

PSB formaliza convite a Aliel

Arquivo

Os dois estiveram reunidos ontem à tarde e a reunião de hoje poderá ser decisiva

O deputado federal Aliel Machado (REDE) esteve reunido com o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, na última semana, em Brasília, quando recebeu o convite oficial do dirigente da legenda para se filiar ao partido. Caso se decida pelo PSB, Aliel deve seguir o caminho do deputado federal Alessandro Molon (REDE-RJ).

Ao deixar a reunião, Aliel foi surpreendido por uma comitiva paranaense, formada pelo deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato ao governo do Estado, os deputados federais Sandro Alex, presidente estadual do PSD, Luciano Ducci e Leopoldo Meyer (ambos do PSB) e o presidente estadual do PSB, Severino Araújo. Eles haviam marcado uma reunião com Siqueira para apresentar Ratinho Júnior, que busca uma aliança com o PSB na disputa para o Palácio Iguaçu. Entre o grupo houve alguém que quase caiu da cadeira quando Siqueira deu como certa a vinda de Aliel para o partido. Já os deputados federais da legenda no Estado avaliaram que a vinda do parlamentar para o PSB encorpa a chapa do partido e asseguraria a terceira cadeira na Câmara dos Deputados nas eleições do ano que vem.

Ao chegar em Ponta Grossa, no último final de semana, Aliel procurou a vice-prefeita Elizabeth Schmidt (PSB), e o presidente local do PSB, o ex-vereador Márcio Schirlo, para uma conversa.

É natural que caso se confirme, a entrada de Aliel no PSB deve marcar a saída de Elizabeth do partido, que deverá ser acompanhada pelos dois vereadores da legenda: Maurício Silva, atualmente secretário municipal de Governo, e Professora Rose.

No comando de Aliel, o PSB também deve deixar a base de apoio ao prefeito Marcelo Rangel (PPS).

No PSB, Aliel mudará o seu perfil de esquerda, devendo estar na mesma chapa que o governador Beto Richa (PSDB), que deve disputar o Senado da República, o que com certeza não será muito bem aceito por parte da sua base e que pode lhe custar a reeleição. Porém, em um partido de centro, se liberta da pecha de petista, devendo conquistar a simpatia de uma parcela ainda maior do eleitor ponta-grossense, aproximando-se do seu sonho pela Prefeitura Municipal em 2020.

Na oposição ao governo Temer, o PSB busca ‘voltar às origens’ de centro-esquerda. Pelo menos uma dezena de deputados governistas ensaiam deixar a legenda, ameaçados de serem expulsos pela direção nacional.

No Estado, com tantos ‘caciques’, Aliel não terá comando. Na região, além de Elizabeth em Ponta Grossa, o PSB possui outras lideranças como o deputado estadual Artagão de Mattos Leão Júnior, atual secretário de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em Guarapuava.

Além do PSB, Aliel conversa com o PR, PRB, PDT e o PCdoB, além de não descartar permanecer na REDE, mantendo o mesmo modus operandi de quando trocou o PCdoB pela REDE em 2015, quando ‘namorou’ com diversas siglas. Aliel deve decidir o seu destino partidário ainda neste ano.


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Arquivo

24 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma a 2ª morte por dengue em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

EPR Litoral Pioneiro apresenta diretrizes para a prefeita Elizabeth

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos