7 de março de 2019

Prudentópolis oficializa acordo internacional com Ternopil

Divulgação

A cerimônia de assinatura aconteceu ontem, 06, e contou com a participação do governador em exercício Darci Piana. O objetivo é fortalecer parcerias comerciais, culturais e o turismo.

Prudentópolis tornou-se oficialmente ontem, 06, cidade-irmã da ucraniana Ternopil. O governador em exercício Darci Piana (PSD) participou da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as duas cidades, que aconteceu no clube XII de Novembro. O Município é primeiro do Paraná a firmar laços com uma cidade da Ucrânia.

Para Piana, o acordo vai fortalecer as parcerias comerciais, culturais e o turismo entre as duas cidades, refletindo em toda a economia paranaense. “A Ucrânia, que tem crescido muito nos últimos anos, vai servir de suporte para ajudar essa região e o nosso Estado a crescerem ainda mais”, afirmou o governador em exercício. “A cultura, o turismo e os negócios que virão após essa assinatura serão fundamentais para fortalecer todos os segmentos da economia. A parceria é também um reconhecimento aos descendentes que vivem em Prudentópolis”, acrescentou.

Com aproximadamente 50 mil habitantes, cerca de 70% da população de Prudentópolis têm ascendência ucraniana. O Município mantém viva as origens e preserva sua cultura por meio da culinária, do artesanato, do folclore e da religião. São cerca de 50 igrejas na cidade com arquitetura bizantina – em muitas delas são celebrados cultos ortodoxos na língua ucraniana.

Além do aspecto cultural, a cidade também é conhecida como a Terra das Cachoeiras Gigantes e conta com cerca de 100 quedas catalogadas, algumas com mais de 100 metros de altura. “Prudentópolis, com todas as suas belezas, faz parte da estratégia do governo de ampliar o turismo no Estado”, ressaltou Piana.

ACORDO – O processo para firmar o acordo entre Prudentópolis e Ternopil começou há oito anos. As duas cidades se tornaram mais próximas no final do ano passado, quando o Município paranaense recebeu uma comitiva ucraniana composta pelo prefeito de Ternopil, Serhiy Nadal, parlamentares e empresários.

Para a assinatura do termo de cooperação, veio uma comitiva de nove pessoas, incluindo empresários que visitam o Estado para conhecer as indústrias de erva-mate e embutidos. “Prudentópolis talvez seja um dos municípios que mais preservaram suas origens ucranianas. Esta parceria celebra isso e permite um intercâmbio em diversas áreas, inclusive empresarial”, afirmou o prefeito da cidade Adelmo Klosowski (PSDB). “Tenho certeza que teremos empresas de Ternopil se instalando aqui em um futuro próximo”, completou.

IMIGRAÇÃO – Foi da região de Ternopil que saiu a maior parte dos imigrantes que vieram para o Paraná. A cidade está localizada no Oeste da Ucrânia, às margens do Rio Seret, na região da Galícia. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19 e se instalaram no Centro e no Centro-Sul do Estado.

A comunidade ucraniana no Brasil conta com aproximadamente 600 mil pessoas. Os descendentes se concentram principalmente nos Estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

“Há vários aspectos de interesse em comum entre as duas cidades”, afirmou o presidente da Representação Central da Ucrânia no Brasil, Vitório Sorotiuk. Ele citou a ampliação de parcerias comerciais e a possibilidade de intercâmbios nas áreas da cultura, educação, tecnologia, agricultura e comércio. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos