28 de fevereiro de 2019

Prudentópolis e Ternopil fortalecem laços entre Paraná e Ucrânia

Divulgação

O Município paranaense firmará na próxima quarta-feira, 06, um acordo com Ternopil que deverá contribuir nas relações das áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública.

O governador em exercício Darci Piana (PSD) recebeu hoje, 28, um convite para participar da cerimônia de assinatura do acordo de parceria internacional entre as cidades de Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, e Ternopil, na Ucrânia. Os Municípios têm ligações históricas e culturais.

Ternopil é uma cidade do Oeste da Ucrânia, localizada às margens do Rio Seret. Os ucranianos começaram a chegar ao Paraná no final do século 19, oriundos da Província da Galícia, no extremo Leste do então Império Austro-húngaro.

As cidades se tornaram próximas no final do ano passado, quando Prudentópolis recebeu uma comitiva da região composta pelo prefeito de Ternobil, Sergiy Nadal, parlamentares e diretores de empresas ligadas aos setores elétrico, de tecnologia e comércio.

O acordo fortalece as relações entre a comunidade paranaense e o país europeu, principalmente nas áreas de educação, agricultura, infraestrutura e segurança pública. Segundo o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Luiz Klosowski (PSDB), o termo de cooperação reconhece a preservação da cultura ucraniana no Município.

A assinatura acontecerá na próxima quarta-feira, 06, no Clube XII de Novembro (Rua Conselheiro Rui Barbosa, 1083), em Prudentópolis. “O objetivo é a troca de informações, tecnologia, cultura e potencial turístico. Nós ainda celebramos missas na língua ucraniana, preservamos as tradições. Com o acordo, vamos facilitar o encontro entre empresários de Ternobil e de Prudentópolis”, destacou Klosowski.

PARANÁ-UCRÂNIA – Segundo estimativas da Sociedade Ucraniana do Brasil, cerca de 600 mil descendentes de ucranianos vivem no Paraná, sendo que 60% deles estão em cidades como Ivaí, Mallet, Pitanga, Guarapuava e Prudentópolis.

ENCONTRO – A assinatura do acordo marca o segundo encontro entre autoridades dos dois países neste ano. Em janeiro, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) recebeu o embaixador da Ucrânia, Rostyslav Tronenko, para fortalecer os laços entre as nações. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

25 de abril de 2024

Código Estadual do Autismo é aprovado em redação final e segue para sanção

Divulgação

25 de abril de 2024

Obras de asfalto iniciam em ruas do Tânia Mara em PG

Arquivo

24 de abril de 2024

Prefeitura anuncia a construção de duas Unidades de Saúde em Ponta Grossa

Divulgação

24 de abril de 2024

Ponta Grossa terá duas novas Unidades de Saúde a pedido de Aliel

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos