18 de abril de 2019

Prova Paraná contribui para definir ações de melhoria da aprendizagem no Estado

Divulgação

Os resultados obtidos na primeira edição da avaliação, realizada neste ano, foram compilados pela Secretaria de Estado da Educação, que irá desenvolver com as escolas atividades para melhorar o desempenho dos estudantes da educação básica.

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o resultado da Prova Paraná. A avaliação é inédita e possibilita um diagnóstico sobre os conteúdos que os alunos estão aprendendo e as dificuldades enfrentadas.

Todos os dados são verificados por série e por escola, de modo que as equipes gestoras tenham em mãos relatórios detalhados sobre a aprendizagem de seus alunos. As informações da Prova Paraná possibilitam até mesmo que os colégios identifiquem as principais defasagens de aprendizado por turma e direcionem ações pedagógicas para atender as necessidades específicas.

“O grande diferencial da Prova Paraná é que ela tem o caráter de diagnóstico, com uma proposta de pautar as ações pedagógicas em evidências sobre o aprendizado. Se o professor consegue identificar detalhadamente qual é a dificuldade dos seus alunos, quais são as dúvidas que eles têm, ele tem mais facilidade para definir quais ações adotar para ensinar de uma forma diferente para que os estudantes aprendam”, explica o secretário de Estado da Educação, Renato Feder.

Participaram da primeira edição da Prova Paraná 435 mil estudantes de 2.048 escolas da rede estadual e 98 mil alunos de mais de três mil escolas municipais participaram das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática.

A segunda edição da prova Paraná acontece no dia 11 de junho e serão aplicadas questões de Língua Portuguesa e Matemática à alunos do 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 1° a 3° série do Ensino Médio.

PRIMEIRAS AÇÕES – A Secretaria de Estado da Educação desenvolveu um portal com os relatórios dos resultados obtidos na Prova Paraná por aluno, turma e escola, que podem ser utilizados por professores, gestores escolares e Núcleos Regionais de Educação para direcionar ações para a melhoria do aprendizado, de acordo com o desempenho de cada município ou região. As informações podem ser consultadas no endereço www.provaparana.pr.gov.br.

TUTORIA E PROVA COMENTADA – A primeira grande ação de apoio pedagógico a partir da Prova Paraná é o Projeto Tutoria, em que as 1.100 escolas em que foram identificadas maiores dificuldades são acompanhadas semanalmente por um técnico do Núcleo Regional de Educação para a elaboração de ações pedagógicas e de gestão escolar.

Outra ferramenta é a Prova Comentada, que apresenta a resolução e a descrição de cada questão e pode ser utilizada como material de apoio para o professor trabalhar em sala de aula. A pasta também elaborou uma lista de exercícios com sugestões de atividades que podem ajudar a abordagem dos conteúdos. (Com AEN)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos