20 de outubro de 2020

Projeto Doulas na Maternidade é destaque na TV Assembleia

Divulgação

Projeto de autoria da deputada Mabel Canto garante presença de doulas durante parto e é voltado para o bem-estar da mulher.

O projeto de lei que permite a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres, da rede pública e privada do Paraná é considerado um avanço para a popularização do parto humanizado. É o que explica a doula Nitiananda Fuganti, que participou do programa Assembleia Entrevista, da TV Assembleia. Para ela, o projeto de lei 388/2020, de autoria dos deputados Mabel Canto (PSC), Gilson de Souza (PSC) e Goura (PDT), garante às mulheres de todo o Estado um direito que é negado em grande parte das instituições de saúde.

“Em Curitiba, avançamos nisso, em ter as portas abertas para as doulas. Mas no Paraná como um todo temos bastante resistência. A ideia da lei é que mulher de outras regiões do Estado tenham direito a este profissional. A Organização Mundial de Saúde lista uma série de benefícios que a doula traz para a família. Então a lei garante às famílias, mulheres e doulas que o evento do parto tenha essa participação. Quem não quiser ter doula, não vai ter doula”, diz Nitiananda.

Ela explica que o trabalho da profissional é de acompanhamento e orientação. “O trabalho da doula é voltado para o bem-estar da mulher, em especial o emocional. Desde que os partos voltaram para o convívio hospitalar, falta esse cuidado mais afetivo. Nós estamos para somar à equipe técnica”, conta.

A doula explica que as profissionais trabalham para oferecer todo o apoio às mulheres. “No momento do parto, ajudamos com métodos de suporte contínuo. Não saímos do lado da mulher que está parindo. A doula fica ao lado da mulher e da família, com orientações, massagens, indicando posições. Antes e depois da gestação o que marca o trabalho da doula é este acompanhamento. Entra também neste momento de informação, falando para família o que ela vai viver”.

A OMS reconhece o trabalho das doulas, mas no Brasil e no Paraná não há uma regulamentação para a presença delas nas maternidades. E, muitas vezes, os hospitais restringem essa presença na hora do parto. “Não há regulamentação para esta profissão. É conhecida hoje como ofício. As doulas sempre existiram, não é algo novo. É novo como profissão. A medida que trabalhamos, esse trabalho vai tomando forma. Estamos elaborando nosso próprio código de ética e conduta, para que nossa presença venha sempre a somar”, informa.

O trabalho das doulas é cada vez mais necessário, diz Nitiananda. Pesquisas demonstram que o acompanhamento dessas profissionais tem reduzido em até 50% a taxa de cesáreas, diminuído em 20% a duração do trabalho de parto e em 60% os pedidos de anestesia. Além disso, foi registrada queda de 40% no uso de ocitocina e de fórceps.

“O parto precisa voltar a ser olhado como algo natural e fisiológico. Nosso trabalho está direcionado à melhor assistência às famílias. Parece óbvio, mas tem muitos lugares em que isto não acontece. Falamos hoje do enxoval emocional, que é a preparação para o que está dentro das mulheres, com a segurança de várias profissionais assistindo seu processo, com vários profissionais acompanhando. Isso faz muita diferença no momento do parto”, afirma a doula durante a entrevista.

O programa Assembleia Entrevista com a doula Nitiananda Fuganti vai ao ar hoje, 20, pela TV Assembleia, canal aberto 10.2 e 16 pela Claro/Net, além do canal do Youtube, logo após a sessão plenária que tem início às 14h30. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos