12 de março de 2018

Projeto “Cultivar Energia” inicia no Costa Rica

Israel Kaé

O projeto irá beneficiar a comunidade através da produção de alimentos saudáveis para o consumo e proporcionar uma renda extra para as famílias

A Companhia de Habitação de Ponta Grossa (PROLAR) e a Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Copel, deram início, no último final de semana, ao projeto “Cultivar Energia”, com a criação de uma horta comunitária com 80 canteiros, embaixo da linha de transmissão de energia elétrica no Residencial Costa Rica.

Após a preparação do terreno, os moradores deram início ao plantio da horta que terá frutas, verduras e legumes.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) participou do plantio das primeiras mudas. “Esse projeto inédito trará um impacto positivo para todos. Mobilizando e aproximando a comunidade para discutir e aplicar a educação ambiental e alimentar através do trabalho”, declara.

O projeto irá beneficiar a comunidade através da produção de alimentos saudáveis para o consumo e proporcionar uma renda extra para as famílias que poderão vender os produtos excedentes à sua alimentação. “Estamos trazendo junto com a Secretaria de Agricultura, conhecimento e a possibilidade de mais uma oportunidade de renda para as famílias do Costa Rica, com o exemplo do projeto ‘Horta em Casa’, fruto desta parceria e que já recebeu diversos prêmios. Acreditamos que, com sucesso dessa horta, o projeto poderá ser estendido a diversas outras regiões da cidade”, afirma o presidente da Prolar, Dino Schrutt.

“Nossa parcela é fornecer todo o apoio técnico para que a comunidade possa fazer com que esse projeto cresça. Estão sendo distribuídas cerca de 800 mudas de plantas, que tenho certeza de que as famílias irão cuidar com todo o carinho e farão com que essa iniciativa se consolide, beneficiando a todos”, aponta o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira.

Os moradores receberem orientações da Copel do uso compartilhado e seguro do ambiente e promovem a disseminação de conhecimentos sobre os cuidados necessários com as linhas de alta tensão.

A moradora Maria Vitória da Luz, acredita que o projeto irá beneficiar toda a comunidade envolvida. “É muito bom poder participar disso. Acredito que o projeto vai ocupar todo mundo e integrar a comunidade”, finaliza.

O “Cultivar Energia” é um projeto de sustentabilidade que alia ações ambientais com o desenvolvimento social e econômico.

ANÚNCIOS – Durante o evento, o prefeito Marcelo Rangel anunciou que está em fase de projetos uma escola e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) no Costa Rica e uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no Conjunto Habitacional Jardim Panamá. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos