12 de maio de 2017

Projeto Antares da ACIPG recebe vereadores

Divulgação

Ideia de Câmara Jovem é apresentada a estudantes em palestra de politização

Os vereadores Geraldo Stocco (REDE) e Vinicius Camargo (PMB) participaram ontem de uma palestra sobre politização para estudantes do Projeto Antares da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG). A visita serviu para os parlamentares explicarem sobre o projeto “Câmara Jovem”, que tramita no Legislativo de Ponta Grossa, além responderem perguntas sobre o trabalho de vereador.

Em conjunto com a participação dos vereadores os alunos contaram como uma palestra sobre politização, ministrada pelo jornalista Edson Gil Santos Júnior, que até o final de 2016 era diretor executivo da Câmara Municipal de Palmeira, além de autor de um livro sobre Parlamento Jovem que será publicado pela Editora do Senado. Em sua fala Santos explicou conceitos de democracia, a diferença dos três poderes, importância do Poder Legislativo, funções do vereador e funcionamento do processo legislativo. “Infelizmente parte da população alega que os vereadores não são úteis para a sociedade organizada, mas desconhecem quais são as suas atribuições. Além disso, diz que odeia política por não entender como funciona. Esta realidade só mudará com a politização do cidadão e nada melhor que fazer isso com os jovens”, comentou.

O palestrante discorreu ainda sobre a importância de programas de politização para aproximar a sociedade do poder público, bem como mobilizar a juventude a participar mais da política. Ele apresentou para os estudantes o funcionamento do programa “Parlamento Jovem de Palmeira”, que foi um dos vencedores do IV Prêmio Gestor Público Paraná, em 2016. “A iniciativa de Palmeira deu tão certo que serviu de modelo para o Instituto Legislativo Brasileiro, vinculado ao Senado Federal, em uma publicação que será disponibilizada para todo o Brasil ainda no mês de maio, ensinando como implantar um programa de politização de jovens em Câmaras Municipais de cidades com até 70 mil habitantes”, contou.

Os vereadores Stocco e Camargo, que propuseram a iniciativa pontagrossense de programa de politização, explicaram que a intenção seria que todas as instituições de ensino do município tivessem condições de participar. Camargo relata que o público-alvo do programa Câmara Jovem seria adolescentes que estivessem cursando do 9º ano do ensino fundamental até o 2º ano do ensino médio. “Está em estudo a maneira que acontecerão as eleições considerando que temos mais de 50 escolas que compreendem esta faixa etária no município”.

Stocco salienta que a participação da juventude na política é fundamental para um país mais democrático e que é importante que os jovens conheçam o funcionamento da Câmara Municipal e as reais atribuições dos vereadores para reduzir nas gerações futuras entendimentos equivocados quanto ao papel do vereador e dos políticos. “Temos que aproximar a população da boa política e formar cidadãos críticos, mas com conhecimento. O objetivo é fazer da Câmara Jovem a oportunidade de a juventude ser politizada e transmitir este conhecimento para seus colegas, pais e professores”, disse o vereador.

Camargo conclui que a execução deste Programa, que tem a simpatia do presidente da Casa, Sebastião Mainardes Júnior (DEM), recebeu recentemente parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação, mas será analisada ainda por outras comissões. O objetivo, segundo ele, é que as atividades iniciem em março de 2018.

PROJETO ANTARES – O Projeto Antares é gratuito para os estudantes selecionados e mantido por doações de empresários. A iniciativa acontece em módulos anuais, três vezes na semana, e oferece aulas em contraturno ao longo de todo o ensino médio, de modo que ao final de três anos os alunos tenham conhecimentos avançados nas disciplinas de Português, Exatas (Física, Química e Matemática), conhecimento básico de Lógica de Programação, Noções de Contabilidade, Noções de Administração, Noções de Direito, Empreendedorismo, Educação Financeira, Cooperativismo Jovem, Cidadania e agora Politização. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

28 de março de 2024

Câmara de PG vota aumento no número de vereadores na segunda-feira

Divulgação

28 de março de 2024

Ratinho Júnior apoia Emiliano Gomes em Irati e pede união do grupo

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos