12 de abril de 2017

Projeto acompanha desenvolvimento de crianças na Coronel Cláudio

Divulgação

Ação ‘Criança Saudável’ orienta mães de crianças de até três anos sobre hábitos de saúde e cuidados no dia a dia

Com a proposta de levar conhecimento sobre temas relacionados a saúde para mães de crianças de até três anos, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve o projeto Criança Saudável na Vila Coronel Cláudio. A ação é resultado do trabalho em parceria entre o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e a equipe da Unidade Básica de Saúde Madre Josefa. Na tarde de ontem, 11, a comunidade recebeu a quarta edição do projeto em 2017, realizando a pesagem e medição das crianças, além da verificação da carteira de vacinas.

Além do acompanhamento das crianças de 0 a 3 anos, nesta ação, a equipe também realiza a exposição de algum tema relacionado a uma vida mais saudável, não só no âmbito da saúde, mas também em qualidade de vida. Os temas são levantados através das dúvidas da própria comunidade. Já foram discutidos temas como: comunicação familiar, a importância da brincadeira no desenvolvimento infantil, alimentação saudável, planejamento familiar e etapas do desenvolvimento neurológico da criança, entre outros.

“Nesse contato com a comunidade, identificamos quais são as necessidades e dúvidas e tratamos essa questão com orientações. Porque a saúde pública não é apenas curativa, ela também atua na prevenção. Recebendo estas informações, conseguimos, muitas vezes, minimizar problemas que surgem lá na frente”, explica a coordenadora do projeto, Lucélia Andrade Schmigel.

A coordenadora do projeto, realizado desde maio do ano passado, garante que os resultados já puderam ser sentidos na comunidade. “Percebemos mais socialização entre as famílias, conseguimos também fortalecer os vínculos. Além disso, também identificamos um índice menor de internamentos das crianças”, revela Lucélia.

O projeto Criança Saudável também prevê a articulação com outras secretarias, porque acaba sendo um espaço para que a comunidade tire dúvidas sobre diferentes serviços públicos prestados. Neste encontro, uma equipe do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Coronel Cláudio esteve esclarecendo dúvidas sobre o Cadastro Único, válido para vários programas sociais.

Em datas festivas, a equipe procura realizar também atividades culturais. Para comemorar a Páscoa, o grupo Clubinho, da instituição social Jovens com uma Missão (Jocum), realizaram apresentações de dança e teatro para os participantes. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

21 de janeiro de 2021

Um governo de continuidade dos bons projetos, ressalta Elizabeth

Divulgação

20 de janeiro de 2021

“Não aceitamos uma licitação viciada”, afirma Romanelli sobre novo pedágio

Arquivo

20 de janeiro de 2021

Hussein Bakri entrega viatura para Guarda e cumpre agenda amanhã em PG

Divulgação

20 de janeiro de 2021

Maribel Krum assume comando da Guarda Civil Municipal

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista