24 de julho de 2017

Programa ‘Família Acolhedora’ quer garantir ambiente familiar para crianças abrigadas

Arquivo

Programa desenvolvido em parceria entre Prefeitura e Vara da Infância e Juventude garantirá ambiente acolhedor para crianças afastadas da família

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, em parceria com a Vara da Infância e Juventude, vai relançar amanhã o Programa Família Acolhedora. A proposta é garantir um acolhimento familiar provisório para crianças e adolescentes que estão temporariamente afastados do convívio familiar, em decorrência da impossibilidade da família de cumprir com as funções de proteção e cuidado. Com isso, as crianças e adolescentes terão a oportunidade de vivenciar um saudável acolhimento familiar até que seja definida, em caráter permanente, sua condição, com a reintegração familiar ou a adoção.

“É importante destacar que estão habilitadas para este programa apenas as crianças e adolescentes afastadas temporariamente do convívio familiar, não aquelas que estão aguardando adoção permanente. Com isso, queremos minimizar o período em que estas crianças e adolescentes passam em acolhimento institucional, permitindo um olhar mais familiar e psicológico para estes jovens. O acolhimento familiar temporário, através deste programa, pode mudar muitas realidades. Esperamos com este relançamento colocar Ponta Grossa no mesmo patamar que outros municípios no que se refere ao cuidado com a criança e adolescente. Dos programas determinados pelo ECA [Estatuto da Crianças e do Adolescentes], este era um dos poucos ainda pendentes”, avalia a juíza da Vara da Infância e Juventude, Noeli Reback.

Nessa nova fase do Programa, o Município será o responsável por realizar a triagem das famílias interessadas em participar. Essa seleção acontecerá nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, além de uma equipe técnica que será responsável pelo acompanhamento das famílias participantes. Depois de selecionadas pela Prefeitura, as famílias serão encaminhadas para avaliação e decisão final por parte da Vara da Infância.

“Acreditamos nesse projeto como uma oportunidade para garantir um ambiente mais acolhedor para aqueles jovens que aguardam a resolução final de sua situação. Na próxima semana, nossa equipe técnica passará por um treinamento de dois dias com a coordenadora do programa em Cascavel, município referência na área, de forma que nossos profissionais dos Cras e dos Creas estejam capacitados para identificar potenciais famílias participantes. Esperamos contar com a adesão das famílias ponta-grossenses nesse importante trabalho”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Simone Kaminski.

O relançamento do Programa Família Acolhedora acontece amanhã, no Espaço Cultural Sant’Ana, às 10 horas. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos