CASTRO

18 de abril de 2017

Programa “Família Acolhedora” busca interessados

Funcionando há 11 anos em Castro, o programa Família Acolhedora, desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, busca famílias para receber em suas casas crianças, adolescentes ou grupos de irmãos em situação de risco pessoal e social, e que se encontram na Casa Lar.

O acolhimento, por um período determinado, representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança ou adolescente que está à espera de adoção ou ainda, do retorno para a família de origem. O acolhimento é para crianças a partir de 6 anos, e atualmente, 7 crianças estão em condições de serem inseridas no programa.

REQUISITOS – Para ser uma família acolhedora é preciso se inscrever no programa e atender a pré-requisitos como residir no município há três anos, ter idade entre 25 e 55 anos, boas condições de saúde física e mental e disponibilidade para participar do processo de habilitação e das atividades do serviço. Não pode estar cadastrado em programa de adoção e precisa obter parecer social e psicológico favorável da equipe de avaliação técnica, entre outros.

Com a mudança na lei, a família extensiva (irmãos, avós, tios, padrinho) também pode se habilitar ao acolhimento. O primeiro contato é feito com a equipe técnica da Casa Lar que faz um estudo social da família e encaminha um relatório ao Judiciário que autoriza a criança a ir morar temporariamente com a família.

Quem acolhe uma criança ou adolescente recebe bolsa-auxílio no valor de R$ 900,00 para custear as despesas. Os recursos são do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Fundo Municipal da Assistência Social de Castro.

ACOMPANHAMENTO –  Durante o período de acolhimento, a família acolhedora recebe acompanhamento da equipe técnica do Serviço de Acolhimento Institucional da Casa Lar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e supervisão do Juízo da Infância e Juventude. São realizadas visitas domiciliares, atendimento psicossocial aos envolvidos e as famílias devem participar dos encontros, cursos e eventos para troca de experiências com outras famílias.

A cada seis meses o processo de acolhimento é reavaliado com a possibilidade da criança permanecer por mais um período com a família ou ser encaminhada para outra casa.

EXPECTATIVA – A diretora da Cala Lar, Shirley dos Santos Silva, destaca que a família acolhedora abre uma oportunidade de convívio familiar para as crianças e adolescentes. “Hoje temos apenas uma criança em família acolhedora, mas esperamos que mais pessoas se interessem e possam oferecer a sua casa, o seu afeto e a possibilidade do convívio familiar para outras crianças e adolescentes”, diz.

Para a secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Ana Carolina Barros, o programa de acolhimento faz bem tanto para quem é acolhido quanto para quem acolhe. “É uma chance para a criança que recebe cuidados, carinho e proteção, e para a família que tem a oportunidade de fazer a diferença na vida dessas crianças e adolescentes”, avalia.

A secretaria vai promover ainda no mês de abril, uma reunião com a comunidade para divulgar o programa e cadastrar voluntários. Os interessados também podem entrar em contato pelos telefones (42) 2122-5520/2122-5521. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos