21 de outubro de 2019

Professora de Castro vence etapa final do Agrinho Solos e ganha carro zero

Divulgação

A professora Gislaine Ferraz e Silva, da Escola Municipal Jardim Bela Vista, conquistou o primeiro lugar na categoria “Experiência Pedagógica” na etapa final do Agrinho Solos. A premiação aconteceu hoje, 21, no ExpoTrade, em Curitiba.

A professora Gislaine Ferraz e Silva, da Escola Municipal Jardim Bela Vista, conquistou o primeiro lugar na categoria “Experiência Pedagógica” na etapa final do Agrinho Solos. A premiação aconteceu hoje, 21, no ExpoTrade, em Curitiba.
Com o projeto “Reciclando atitudes para salvar nosso solo”, a professora trabalhou em sala de aula a importância da preservação do solo com ações que envolveram a escola e a comunidade. Partindo da observação do local onde moram, os alunos perceberam que havia muito lixo jogado e sugeriram reciclar atitudes para mudar o cenário.

Foram realizadas ações como reciclagem de papel, óleo, campanha para acabar com o desperdício de alimentos na escola, visita ao aterro sanitário e ao barracão de reciclagem onde trabalham os coletores de recicláveis do Município, inclusive com homenagem para os profissionais com um café da manhã, música e poesia.

O bairro recebeu a operação Natureza Feliz, Povo Feliz e quatro toneladas de lixo foram retiradas. Também houve aumento da coleta seletiva e foram distribuídas 700 mudas nativas para a comunidade durante a Feira de Ciências da escola.

Para a professora, o resultado do projeto é gratificante. “O ganho é para toda a escola e a comunidade, porque os alunos se conscientizaram da importância de preservar o solo e levaram isso para a comunidade. Ganhar o prêmio do Agrinho é uma grande alegria, pois o programa valoriza o trabalho do professor”, disse.

A Escola Jardim de Bela Vista também ganhou na categoria “Relato Escola Agrinho Solos”. A coordenadora pedagógica Luciane da Silva Farias e o diretor Rodrigo Nunes Passos ganharam um notebook cada um.

Também foram premiados com um tablet na categoria “Redação”, a aluna do quarto ano do ensino fundamental Isabele Calazans Zampieri da Escola Municipal Marida da Fonseca Fadel e o aluno do segundo ano do ensino fundamental Fernando Batista Carvalho da Escola Municipal Santo Lazarini, no Abapan.

OUTROS – Além da Escola Jardim Bela Vista, concorreram na etapa final na categoria Experiência Pedagógica a professora Carina Hampf de Oliveira, da Escola Municipal de Terra Nova, com o projeto “Campos Gerais… Semeando caminhos sustentáveis, colhendo um futuro melhor”, e a professora Aline de Castro Anacleto, da Escola Municipal Professora Relindis Capilé, com o projeto “Um mundo com + cogumelos”.

Da rede particular nesta categoria concorreram o projeto “Caminhos do Leite” da professora Amanda Letícia Swiench dos Anjos, da Escola Evangélica de Castrolanda.

No Agrinho Solos foram classificadas ainda as experiências pedagógicas da rede pública o projetos “Rosário Verde” da Escola Municipal de Vila Rosário da professora Dábila Batista de Andrade; e “Práticas sustentáveis no campo” da Escola Municipal do Campo Professor Benedito Roque Leal com a professora Silmara de Jesus Carneiro. Todos ganharam um tablet.

A secretária Municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou a premiação dos professores, escola e alunos de Castro. “É o reconhecimento pela dedicação dos professores que incentivam e envolvem os alunos nas atividades dos projetos Agrinho e Agrinho Solos formando uma rede de conhecimento que contribui para o aprendizado dos nossos alunos. Parabéns aos professores, coordenadores e alunos que participaram mais uma vez do projeto”, disse.

PROGRAMA – O Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, governo do Estado do Paraná por meio das secretarias de Educação, da Justiça, Cidadania, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Agricultura e Abastecimento, municípios paranaenses, empresas, instituições públicas e privadas.

O programa foi concebido em 1995 e foi para o campo em 1996, levando às escolas da rede pública de ensino uma proposta pedagógica baseada em visão complexa, na inter e transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa.

O concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o programa vem provocando em termos de ações efetivas. (Com AEN)


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