11 de novembro de 2020

Professor Gadini defende transformação do antigo Matadouro Municipal em espaço de lazer e cultura em PG

Divulgação

O candidato a prefeito constatou a situação de abandono, depredação e descuido registrado no local.

A situação de abandono do espaço do antigo Matadouro Municipal revela o descaso de diversas gestões da Prefeitura de Ponta Grossa com determinados bens públicos. Esta é a avaliação do candidato a prefeito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Professor Gadini.

Em visita ao local hoje, 11, após convite de moradores da região, Professor Gadini constatou a situação de abandono, depredação e descuido registrado no local. Segundo ele, o espaço pode ser aproveitado para interesse de milhares de pessoas que vivem nas diversas localidades do entorno do Rio Verde, entre o Contorno Leste e os condomínios do programa Minha Casa Minha Vida, construídos entre 2012 e 2015.

Gadini esteve no local e conversou com moradores que apresentaram propostas para imediata reutilização da área. Dentre as sugestões levantadas, que ainda precisam ser discutidas, moradores consideram a falta de espaços de lazer e entretenimento e apontam a urgência em reestruturar o imóvel. Assim, integrar as comunidades do entorno e preservar o Rio Verde, que precisa ser despoluído e limpo ao longo de diversos km de curso na área urbana de Ponta Grossa.

O imóvel onde funcionava o abatedouro municipal (na Rua Valério Ronchi em Uvaranas) encontra-se abandonado, com o terreno sem qualquer manutenção e cuidados. Em 2014, por indicação do Ministério Público do Paraná, o local foi interditado pela Justiça após denúncias de irregularidades ambientais e sanitárias. Na época, a ação pública que interditou o local ajuizou a Prefeitura, proprietária do imóvel e a Associação do Comércio e Indústria de Carnes Ponta Grossa (Acic-PG), que administrava o local desde 1995.

A atual gestão cogitou vender o imóvel, em 2018, antes de ceder o espaço temporariamente ao 13º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), para uso em treinamentos militares. O terreno que abrigava o antigo Matadouro Municipal localiza-se ao lado do Rio Verde, numa área de preservação permanente.

Após conversas com moradores da região, na avaliação do candidato do PSOL à Prefeitura de PG, é preciso elaborador um projeto integrado para abrigar espaços de uso coletivo de associações de moradores, como também promover atividades de cultura e lazer. “É fundamental assegurar a preservação do patrimônio natural e histórico da cidade, bem como criar atrações turísticas que beneficiem milhares de moradores da região”, avalia Professor Gadini.

A transformação do local em espaço público útil à população pode beneficiar moradores de toda região do Contorno Leste e Uvaranas, como as comunidades de Lagoa Dourada I e II, Residencial Londres, Jardim Panamá, Costa Rica I, II, III, Parque das Andorinhas, Residencial Jardim das Flores, San Martin, dentre outras localidades. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de abril de 2024

Ratinho Junior e Sandro Alex inauguram nova pavimentação da PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati

Divulgação

26 de abril de 2024

Shows nacionais movimentam São João do Triunfo neste fim de semana

Divulgação

26 de abril de 2024

Secretária de Cultura do PR conhece unidades culturais de Ponta Grossa

Divulgação

26 de abril de 2024

Carambeí formaliza adesão ao programa que possibilita ampliar vendas da agroindústria

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos