23 de outubro de 2020

Professor Edson propõe criar a Universidade Solidária

Arquivo

O candidato a prefeito propõe utilizar todo o potencial acadêmico de Ponta Grossa para resolver os problemas estruturais da cidade gerando emprego, aumentando a renda das famílias, incentivando a pesquisa científica, preparando universitários para a vida profissional e produzindo conhecimento para planejar o futuro.

Um dos pontos centrais do Programa de Governo da Coligação PT-PCdoB, que tem o Professor Edson como candidato à prefeito de Ponta Grossa, é a criação da UNISOL-PG, a Universidade Solidária.

“Não se trata de construir prédios, tampouco fundar uma nova instituição de ensino superior, mas de um ponto de referência para unir projetos das nossas universidades públicas e das faculdades particulares para planejar e propor soluções para a cidade. A ideia é aproveitar todo o potencial de conhecimento de pesquisadores, professores e alunos e colocar isso a serviço da nossa população”, diz o candidato.

A UNISOL-PG trabalharia em estreita parceria com a Prefeitura, pois tanto os servidores públicos municipais quanto a comunidade universitária conhecem profundamente as dificuldades e os gargalos no processo de desenvolvimento da cidade e podem trabalhar em conjunto para apresentar e implementar soluções criativas.

Na prática, a UNISOL-PG significa oportunidades de geração de trabalho e renda na agroecologia, na agroindústria familiar, no aproveitamento de resíduos sólidos, na formação de identidades locais e na criação de laços de solidariedade que permitirão um maior aproveitamento dos recursos existentes.

Para dar conta da criação da UNISOL-PG, um fundo municipal de pesquisa, com recursos angariados através de projetos junto aos governos estadual e federal, além de arrecadação junto ao setor privado, fomentará as iniciativas de pesquisa e extensão. Ganham com isso as universidades e faculdades, a indústria, o comércio e o setor de serviços se beneficiam e as pessoas que precisam de trabalho e renda encontram um caminho para viver com mais dignidade.

“Com poucos recursos como bolsas, espaços de estágio e alguns equipamentos, uma explosão criativa de iniciativas a gerar cooperativas de trabalho, empresas juniores, microempresas, pode acontecer. O conhecimento produzido e sistematizado proporcionará a implementação de políticas públicas com maior eficiência e orientará o desenvolvimento da cidade”, salienta o Professor Edson. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

23 de novembro de 2020

Mabel propõe premiação para empresas incentivadoras de ações culturais

Divulgação

23 de novembro de 2020

Aliel entrega veículo para Comunidade Terapêutica Rosa Mística

Divulgação

23 de novembro de 2020

TRE suspende divulgação de Pesquisa Equação/Arbeit

Divulgação

21 de novembro de 2020

Professora Elizabeth destaca projetos e ações para crianças e jovens

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

14 de agosto de 2017

Suposto patrocínio da UEPG em aniversário do MST gera polêmica nas redes sociais

Arquivo

28 de setembro de 2020

Ponta Grossa tem 456 candidatos a vereador em 2020; Confira a lista

Divulgação

9 de setembro de 2019

Secretário Superman é socorrido após levar surra