CASTRO

Proerd forma mais 600 alunos

12/06/18

Divulgação

A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Padre Pagnacco com a presença de autoridades e pais de alunos

“Luzes, câmera, ação. Hoje é dia de Proerd!” Com este grito de guerra, 618 alunos do quinto ano de escolas municipais e particulares participaram hoje da formatura do Programa de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A solenidade aconteceu no Ginásio de Esportes Padre Pagnacco com a presença de autoridades e pais de alunos.
Os alunos fizeram o juramento, cantaram o hino do Proerd e receberam o leão Daren, mascote do programa.

O aluno da Escola Municipal Edi Aparecida Carneiro Ortiz, Danilo Pereira da Silva, leu uma redação sobre o tema. Uma medalha e um presente foram entregues aos outros 13 alunos, um de cada escola, que tiveram suas redações selecionadas.

Luís Carlos Santos Nascimento, pai do aluno Murilo, de 11 anos, considera que o Proerd é bom para que as crianças aprendam a se defender das drogas. “Ele prepara para que eles saibam enfrentar situações difíceis”, disse.

PARCERIA – O Proerd é uma parceria entre a Polícia Militar do Paraná, secretarias municipais de Educação e rede particular de ensino. Em um trabalho conjunto, oferece atividades educacionais em sala de aula durante um trimestre letivo. São dez lições de uma cartilha para prevenir o uso indevido de drogas entre crianças e adolescentes, além de abordar também sobre violência e bullyng.

As lições reforçam a autoestima, ensinam como lidar com as tensões relativas às drogas, e promovem a civilidade. As aulas acontecem uma vez por semana nas escolas, são interativas e os alunos desenvolvem atividades como teatro e música.

APOIO – A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, destacou que ações como esta sensibilizam as crianças para dizerem não às drogas e à violência. “É muito importante este programa, e hoje, mais uma vez, podemos festejar com nossos alunos. Conseguimos também trazer as escolas do campo. Agradeço à Polícia Militar por essa parceria que com certeza, contribui para a formação dos nossos cidadãos”, disse.

O subcomandante da 5ª Companhia do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), capitão Saulo Vinicius Hladyszwki, parabenizou os alunos e ressaltou o trabalho dos professores. “Aproveitem os ensinamentos que vocês tiveram para dizer não às drogas e à violência. Vocês aprenderam a fazer escolhas saudáveis. Parabéns também aos professores que são nossos parceiros”, disse.

Representando o prefeito Moacyr Fadel Junior, o procurador Júlio Philbert, destacou o programa. “É importante essa parceria com a Polícia Militar do Estado e com certeza, essas crianças serão cidadãos melhores”, afirmou.

PROGRAMA – O Proerd começou em 1983 como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome de Drug Abuse Resistence Education. Este esforço cooperativo guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência do programa de prevenção baseado na tomada de decisões, estabelecimentos de valores e redução de problemas e estilos de vida e incentivo à atividades positivas.

O Proerd está presente em 50 países. Desenvolvido pela Polícia Militar, atualmente funciona em todos os estados brasileiros. No Paraná, as atividades iniciaram em 1999 e já alcançaram mais de 1,5 milhão de alunos. (Com assessoria)




Últimas notícias


Mais Vistos