23 de janeiro de 2020

Procurador aponta risco aos servidores em decreto assinado por Ratinho Jr.

Arquivo

Recadastramento para descontos de mensalidades de sindicatos e associações em folha teve prazo prorrogado para continuidade das negociações. Entidades pedem suspensão da medida até uma solução definitiva.

O Ministério Público do Trabalho realizou na última terça-feira, 21, uma audiência para tratar sobre o decreto do governador Ratinho Júnior (PSD) que determina a necessidade de recadastramento para a manutenção dos descontos de mensalidades de sindicatos e associações nas folhas de pagamento dos servidores públicos. A audiência contou com a participação de entidades sindicais e associativas dos servidores e de representantes do Governo do Estado. A atuação do MPT no caso acontece no âmbito de um procedimento investigatório permanente sobre liberdade sindical e tem um caráter de mediação.

A audiência realizada foi marcada após sindicatos e associações de servidores públicos estaduais denunciarem ao MPT que o decreto 3.793/2019 poderia trazer graves prejuízos aos seus representados. O decreto determina que os servidores estaduais ativos e aposentados, inclusive os militares, devem efetuar um recadastramento até o próximo dia 10 de fevereiro para autorizarem a continuidade dos descontos das contribuições às entidades.

Para os representantes dos sindicatos e associações, a medida tem o objetivo de enfraquecer as entidades e prejudica os servidores, pois, sem o recadastramento, estes perderão, além do direito a voto nas assembleias, acesso a serviços como planos de saúde e auxílio jurídico. O processo de recadastramento previsto no decreto inclui etapas burocráticas em meio virtual e presencial. Após acessar um sistema online, será necessário imprimir duas cópias da autorização e entrega-las pessoalmente nas unidades de recursos humanos das Secretarias de Estado. Os representantes dos servidores manifestaram os seus posicionamentos durante a audiência, destacando a falta de diálogo antes da edição do decreto, a ausência de uma divulgação ampla sobre a necessidade do recadastramento e o prazo exíguo determinado pelo Governo, o que demonstraria a intenção de promover uma desfiliação em massa.

Os representantes do Governo fizeram uma exposição dos motivos que levaram à edição do decreto. De acordo com os procuradores, a medida visa a adequar a administração pública do Estado à Lei de proteção de dados, sancionada em 2019 e que entraria em vigor em fevereiro de 2020. Ainda segundo os representantes do Governo, a Lei considera nulas as autorizações genéricas de descontos em folha, e esse seria o caso daquelas por meio das quais os servidores autorizaram os descontos das mensalidades de sindicatos e associações.

O procurador do Ministério Público do Trabalho Alberto Emiliano de Oliveira Neto foi o responsável pela condução da audiência e está à frente do processo de mediação. Para o procurador, a maior preocupação, inicialmente, é o risco iminente de servidores perderem acesso a serviços essenciais. “A atuação do MPT no caso se dá em razão da denúncia dos sindicatos e associações sobre uma possível prática antissindical do Governo do Estado, o que será analisado. Entretanto, a maior preocupação neste momento são os possíveis prejuízos imediatos que os servidores podem sofrer ao não efetuarem o recadastramento determinado pelo decreto, como a perda de acesso a planos de saúde”, afirma o procurador.

Para o representante do MPT, a audiência serviu como uma etapa importante da continuação do diálogo entre as partes. Na próxima segunda-feira, 27, será realizada mais audiência de mediação, na qual a prioridade será a busca de uma solução que evite prejuízos aos servidores. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Divulgação

17 de abril de 2024

Municípios da AMCESPAR assinam adesão ao COGEMATE

Divulgação

17 de abril de 2024

Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Centro de Eventos neste sábado

Divulgação

17 de abril de 2024

Fomento Paraná traz Caravana de Crédito para Ponta Grossa amanhã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos