Procon divulga a lista de “campeãs” de reclamação

10/01/18

Arquivo

Serviços de telecomunicação continuam gerando mais reclamações. Procon teve procura recorde em 2017

Serviços – telecomunicações e bancos – foi o setor que mais causou problemas aos consumidores de Ponta Grossa no ano passado. Obedecendo ao disposto na Lei 8.079/90, a Coordenadoria Municipal de Orientação e Defesa do Consumidor (Procon) divulgou ontem a relação de fornecedores reclamados em 2017, com número de orientações, processos abertos e total geral por empresa. No total são cerca de 1.400 empresas ou conglomerados, que geraram reclamações no decorrer do ano passado. A imensa maioria das reclamações foram atendidas no primeiro contato através do Procon, sem necessidade de abertura de processo administrativo. Nos casos em que os processos foram abertos, o índice de resolutividade também foi expressivo: de cada 100, 75 foram resolvidos nas audiências de conciliação.

Os dados de janeiro a dezembro de 2017 representam também, segundo o coordenador do Procon, Edgar Hampf, um recorde: foram 9.304 registros, superando os pouco menos de 8.000 anotados em 2016. Número expressivo dos processos e audiências desenvolvidos pelo Procon, que faz parte da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública, foram ocasionados por falhas em serviços prestados por empresas de telecomunicações. Entre as que produziram mais reclamações registradas, entre as cerca de 1.400, as quatro com maior número de registros são teles. Pela ordem, aparecem Tim, Oi, Vivo e Claro. Em quinto lugar, aparece uma financeira (BGN/CETELEM). Integram ainda o bloco das dez mais reclamadas em 2017, pela ordem: Sanepar, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú e Copel.

De acordo com o coordenador do Procon, há pouca variação no topo de lista: Tim e Oi foram também as primeiras no ranking de 2016. A Vivo superou este ano a Claro. Os demais integrantes do topo da lista são basicamente os mesmos: Itaú, Caixa, BGN e Bradesco. Sanepar e Copel não estavam entre as 10 mais, no período anterior. E a SKY, que era uma das campeãs, teve uma redução expressiva no número de reclamações, estando agora na 17ª posição entre as empresas com mais registros.

Segundo o coordenador Edgar Hampf, os dados disponibilizados pelo Procon permitem ao consumidor também verificar quais dessas empresas apresentam maior flexibilidade e rapidez na resposta às reclamações dos usuários. Em muitos casos, quase 80% das reclamações são resolvidas ainda na fase inicial do processo, assim que o consumidor procura o Procon e este aciona a empresa reclamada. “Nosso objetivo é resolver problemas, não gerar processos ou aplicar multas. Nossa obrigação é atender o consumidor e ver satisfeitas suas demandas, se amparadas pela lei. Assim, ampliamos o setor de atendimento e conseguimos um índice bastante satisfatório de resolução imediata ou a curtíssimo prazo. Mais de 85% das reclamações são atendidas na hora ou em até 48h”, explica o coordenador.

Hampf também destaca que o processo administrativo, além de consumir um tempo precioso do consumidor, implica em acionar uma estrutura respeitável, o que acarreta também custos para a administração, além de não se traduzir na resposta que o cidadão espera. “Portanto, o que fazemos é empreender todo o esforço para solucionar as queixas de imediato”.

Por outro lado, o departamento jurídico do Procon, onde são analisados os processos e de onde saem as indicações para multas, também foi incrementado, reduzindo em muito o tempo de tramitação de cada processo e o volume de multas aplicadas. “As empresas também estão cada vez mais conscientes das penalidades que sofrerão se desrespeitarem os direitos do consumidor”, avalia o coordenador. (Com assessoria)

Confira a relação completa clicando AQUI. Abaixo as 30 que mais geraram reclamações:

TIM CELULAR S.A. 958 193 1151
OI S/A (nova denominação social de BRASIL TELECOM S/A) 617 120 737
TELEFONICA BRASIL S/A – VIVO 380 71 451
CLARO S/A, sucessora por incorporação NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO 282 64 346
BGN -CETELEM BRASIL S/A – CRÉDITO, FINANCIAME. E INVES.–CARTÃO AURA 293 40 333
Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR 237 25 262
CAIXA ECONOMICA FEDERAL 202 48 250
BANCO BRADESCO S/A 161 35 196
BANCO ITAU 174 13 187
COPEL – COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA 110 25 135
Banco Pan – AOP 92 27 119
UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ 65 34 99
SAMSUNG ELETRÔNICA DA AMAZÔNIA LTDA 73 25 98
BANCO SANTANDER – AOP 81 14 95
Banco do Brasil 68 21 89
Arthur Lundgren Tecidos (Pernambucanas) 62 27 89
SKY BRASIL SERVIÇOS LTDA 70 13 83
NET SERVIÇOS DE COMUNICAÇÃO S/A 76 6 82
MOTOROLA MOBILITY COMERCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS LTDA 60 20 80
Magazine Luiza 64 9 73
EMBRATEL 61 4 65
LOJAS COPPEL 49 12 61
C&A Modas Ltda 43 10 53
AGIPLAN FINANCEIRA S.A. – CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 36 17 53
VIA VAREJO S/A (CASAS BAHIA) 32 17 49
Bradesco Cartões S/A 41 6 47
COPEL TELECOM 37 8 45
MERCADOMOVEIS 40 4 44
BV FINANCEIRA S/A CRÉDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO 35 9 44
ZURICH SEGUROS 29 11 40



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