6 de novembro de 2019

Prefeitura propõe alteração do Código Tributário Municipal

Divulgação

De acordo com o procurador-geral Júlio Philbert, as mudanças visam aprimorar a legislação, facilitando a sua aplicabilidade pelos contribuintes e servidores do Município.

A Prefeitura de Castro encaminhou à Câmara Municipal três projetos de lei que alteram o Código Tributário Municipal, visando adequar a legislação para melhor atender o contribuinte, otimizar o trabalho da Secretaria Municipal de Fazenda e fomentar o desenvolvimento.

Entre as principais mudanças está o lançamento do Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU) proporcional à destinação do imóvel, caso ele seja utilizado para moradia e comércio, concomitantemente. Outra alteração é a declaração de Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) de maneira automática para os contribuintes que prestam ou utilizam serviços sobre os quais incide o imposto.

O parcelamento de taxas de natureza municipal como alvará de licenciamento, habite-se, entre outras, com o objetivo de facilitar para o contribuinte que não dispõe do valor integral no momento da solicitação da licença, é outra mudança proposta.

O Município quer implantar o vencimento programado dos alvarás de licença de empresas para agilizar os pedidos de renovação anual, e facilitar o acesso ao parcelamento e reparcelamento de créditos inscritos em Dívida Ativa objetivando reduzir a inadimplência.

A administração busca a adequação à lei da Liberdade Econômica que permitirá a dispensa de qualquer ato fiscalizatório prévio para o exercício da atividade, sem prejuízo da fiscalização posterior, para verificação do devido enquadramento. A emissão do Alvará Fácil, que permitirá o início imediato de atividades de baixo risco “b” com validade de 12 meses para facilitar o início de novas atividades comerciais também está entre as propostas enviada à Câmara.

Ainda, o Município quer regulamentar atividades de escritório virtual, ‘coworking’ para estabelecimentos que tenham diversas atividades econômicas de seu interesse, visando estimular a implantação dessa modalidade.

De acordo com o procurador-geral Júlio Philbert, as mudanças visam aprimorar a legislação, facilitando a sua aplicabilidade pelos contribuintes e servidores do Município. “Além disso, as alterações buscam estimular o empreendedorismo, fomentando a geração de emprego e renda”, disse. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

22 de abril de 2024

Tenda instalada na UPA Santa Paula já abrigou mais de mil atendimentos em PG

Arquivo

22 de abril de 2024

José Elizeu Chociai ‘bota um pé em cada canoa’

Arquivo

22 de abril de 2024

MDB sobre forte ataque de Ratinho Junior e Marcelo Rangel

Arquivo

20 de abril de 2024

Tenda na UPA Santa Paula agiliza atendimentos de casos suspeitos de dengue

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos