2 de março de 2021

Prefeitura manifesta interesse para compra de vacinas através de Consórcio entre munícipios

Arquivo

Não é admissível uma cidade do porte de Ponta Grossa, industrializada, com enorme potencial para crescer e se desenvolver - a ‘bola da vez’ do Paraná -, mas com grandes demandas sociais, possuir somente 3% do seu Orçamento, o que representa cerca de R$ 4 milhões, destinados a investimentos. Os contrários à medida são os adeptos do populismo que engessou o desenvolvimento de Ponta Grossa nas últimas décadas. Onde o populismo impera a pobreza prospera. O momento é grave, desafiador, e não permite demagogia e populismo.

A Prefeitura Ponta Grossa passa a fazer parte do Consórcio entre municípios para aquisição de vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para tratamento da Covid-19. A manifestação de interesse ocorreu ontem, 01, após reunião com membros da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Curitiba, Manaus e Belo Horizonte são algumas das mais de 100 cidades que já anunciaram adesão a iniciativa.

A proposta é constituir um consórcio público multifinalitário, fundamentado na Lei 11.107/2005, para adquirir o que for preciso para combater o coronavírus. A alternativa se dá pela inviabilidade de utilizar os já existentes, sejam por restrições de finalidade, abrangência territorial, ou ainda, pela inexistência de imagem internacional consolidada. De acordo com a FNP, com a participação das maiores cidades do país, que também já possuem protagonismo e trajetória de atuação internacional, com quadros técnicos qualificados, a iniciativa será ainda mais fortalecida.

“Estamos trabalhando com todas as alternativas que encontramos. Queremos acabar com a pandemia, queremos que nossa cidade volte à normalidade o quanto antes. Nos unir em prol da agilidade e eficiência para aquisição das doses que precisamos é o que deve ser feito no momento. No atual cenário, o consórcio público se apresenta como a melhor possibilidade para compra de vacinas de forma coletiva, tanto pelo ganho de escala, como para evitar uma caótica competição federativa, que poderá ser prejudicial ao processo”, declara a prefeita Elizabeth Schmidt (PSD).

A intenção da Prefeitura é contar com emendas parlamentares federais, estaduais e também com a participação de empresas e pessoas físicas para aquisição das vacinas. “Tudo que estiver ao nosso alcance vamos correr para fazer. Vou atrás de parcerias públicas e privadas para comprar as vacinas e imunizar a nossa população. Vou me reunir com os representantes estaduais e federais para pleitear recursos e colaborar para a ampliação e agilidade na imunização da população”, ressalta a prefeita.

Ao todo são 10 tipos de vacinas disponíveis para a negociação, entre elas a Coronavac, Astrazeneca e a Covaxin. “Podem ser negociadas vacinas que não estão sendo adquiridas pelo Ministério da Saúde. Ainda não temos informações sobre preço, prazo e quantidade de doses que poderão ser adquiridas”, explica Elizabeth.

A manifestação de interesse já está assinada, a partir de agora o Município passa a elaborar um protocolo de intenções para adquirir as doses e criar um projeto de Lei para encaminhar a Câmara Municipal. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Arquivo

18 de abril de 2024

Região de Ponta Grossa deve assumir liderança na produção estadual de cevada

Divulgação

17 de abril de 2024

Prefeitura de PG anuncia telemedicina para atendimento à saúde da população

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos