CASTRO

29 de setembro de 2017

Prefeitura lança programa Saúde na Escola

Divulgação

O programa é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos

A Secretaria Municipal de Saúde de Castro lançou hoje, o Programa Saúde na Escola (PSE), que será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Criado pelo Ministério da Saúde, o programa é uma estratégia que visa a integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando a melhoria da qualidade de vida dos educandos.

As ações de educação e saúde do PSE ocorrerão nas escolas que aderirem ao programa e são divididas em 12 tópicos abrangendo atualização vacinal; saúde bucal, ocular, auditiva; combate à DST/Aids e orientação sexual; prevenção ao uso de álcool, tabaco e outras drogas; prevenção de violências e acidentes; combate ao aedes aegypti; combate à doenças em eliminação; alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; atividades e práticas corporais e promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos.
As atividades serão realizadas pelos professores e equipes de atenção primária do município.

O coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Diogo Nocera, explica que as ações serão desenvolvidas conforme a realidade local de cada escola. “Os gestores vão definir o que é mais importante a ser feito na sua comunidade escolar. Essas ações, além de melhorar a formação das crianças, vão promover a saúde e a qualidade de vida”, destacou.
As escolas José Nery Carneiro de Nápoli (Socavão), Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Reino (Socavão), Santo Lazarini da Silva (Abapan), Estação do Tronco, Centro Municipal Turma do Pererê (Tronco) e Guararema  serão as primeiras a receber o programa já no início do mês de outubro.

O programa terá dois anos de duração e todas as ações serão registradas no sistema do Ministério da Saúde. Os municípios recebem repasse de recursos que aumenta gradativamente conforme número de alunos atendidos.

PARCERIA – A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destacou  a parceria com a secretaria de Educação. “Vamos realizar um trabalho que vai levar mais saúde para nossos alunos”, disse.

A secretária municipal de Educação, Rejane de Paula Nocera, disse que políticas públicas sérias resultam em benefício para todos e destacou a participação dos profissionais. “Vamos novamente trabalhar em conjunto. Agradeço as equipes da saúde e aos nossos professores que vão trabalhar para beneficiar nossos alunos e suas famílias”, finalizou. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

28 de março de 2024

Joce Canto convida Sandra Queiroz para vice

Arquivo

28 de março de 2024

Marcelo Rangel deve ir para o PL e Elizabeth para o União Brasil

Divulgação

26 de março de 2024

Giorgia Bin Bochenek é reeleita presidente da ACIPG

Divulgação

26 de março de 2024

Asfalto Novo PG finaliza obras nas Vilas Cristina e Maracanã

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos