CASTRO

4 de maio de 2017

Prefeitura lança “Maio Amarelo” amanhã

Divulgação

Ao longo do mês órgãos e entidades desenvolverão ações como palestras, passeio ciclístico, blitz educativa para pedestres e motoristas, e videoconferências

A Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com o Detran, lança amanhã mais uma edição do “Maio Amarelo”, movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito que este ano tem como tema “Minha Escolha Faz a Diferença”. A solenidade acontecerá às 9h30, no auditório da secretaria.

Ao longo do mês órgãos e entidades desenvolverão ações como palestras, passeio ciclístico, blitz educativa para pedestres e motoristas, e videoconferências.

A coordenadora do Maio Amarelo, Sonia Salete Braga, disse que a ideia é mobilizar o maior número de pessoas para participar das atividades. “Queremos aprofundar as questões da segurança, da legislação e de que forma podemos contribuir para a redução de acidentes e mortes no trânsito”, diz.

“A ideia é debater com a sociedade, levar informação e conscientizar dos cuidados que todos nós, pedestres e motoristas temos que ter em respeito à vida”, explica o diretor da secretaria, Antonio Sergio de Oliveira.

 

MOVIMENTO – Criado em 2011, o Maio Amarelo nasceu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o poder público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

SÍMBOLOS – O laço amarelo, símbolo do movimento, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. A cor foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo. E a escolha do mês de maio foi motivada pela proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011.

PARCERIAS – O Maio Amarelo conta com a parceria das secretarias municipais de Segurança Pública, Esporte, Educação, Indústria, Comércio e Turismo; Coordenadoria Municipal de Trânsito (Comutran); Zona Verde; Guarda Municipal de Castro; Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros; Exército Brasileiro; Detran; Viação Iapó; autoescolas; despachantes; fábricas de placas; clínicas de psicologia; Rádio Antena Sul FM; Rádio Castro; escolas municipais, estaduais e particulares e Associação Comercial de Castro (Acecastro). (Com assessoria)

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:

5 – Abertura oficial as 9h30 na Secretaria Municipal de Segurança Pública.

5 – 10h30 – Palestra para condutores de veículos escolares (vans)

5,12,19 e 26 – Videoconferência para alunos do 4º e 5º anos sobre o Maio Amarelo

9 a 29 – Palestras em escolas municipais para crianças de 3º e 4º anos sobre conscientização no trânsito.

12, 13 e 14 – Eventos no Parque Lacustre com jogos, danças e cama elástica.

14 – Eventos no Parque Lacustre com orientação da Viação Iapó e Corpo de Bombeiros.

19 – Blitz educativa para pedestres com as agentes de trânsito e Guarda Municipal, às 10 horas na Rua Dr. Jorge Xavier da Silva.

21 – Pedalada Castro Cidade Mãe do Paraná, às 8h30, com saída e chegada no Parque Lacustre.

26 – Blitz educativa para motorista às 15h30 em frente ao Detran.

27 – Caminhada com o Muxirão, CEJU e escolas saindo às 8 horas da Praça Senador Souza Naves até a Rua Dr. Jorge Xavier da Silva.

27 – Passeio Ciclístico às 9 horas saindo da Prainha até o Parque Lacustre.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

19 de abril de 2024

Ponta Grossa conquista Prêmio Prefeitura Empreendedora

Divulgação

19 de abril de 2024

Programa de Inglês da Prefeitura de PG avança e apresenta novo material didático

Divulgação

18 de abril de 2024

Festa das Associações traz shows nacionais para Ivaí neste fim de semana

Arquivo

18 de abril de 2024

Fundação Municipal de Saúde confirma 1ª morte por dengue em Ponta Grossa

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos